Foto: Anderson Tozato |
Centenas de fiéis acompanharam a Missa do Lava-pés. continua após a publicidade |
Milhares de católicos lembraram ontem a Quinta-feira Santa em diversas igrejas de Curitiba. Na Catedral Basílica, pela manhã foi realizada a bênção aos óleos sacramentais – usados no Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos -, que reuniu mais de 500 padres de todas as dioceses da cidade, para a renovação das promessas sacerdotais.
No fim da tarde, a Missa do Lava-pés – que revive a última ceia de Jesus com seus discípulos, quando foi instituída a Eucaristia – reuniu fiéis que tiveram seus pés lavados pelo arcebispo metropolitano dom Moacyr Vitti. Essa é a única missa que não tem bênção final, pois não termina. Só irá terminar amanhã à noite, com a Missa do Fogo Novo.
Depois da Missa do Lava-pés, os católicos iniciaram o período de vigília, que termina hoje, às 15h, quando os fiéis revivem a noite de agonia que Jesus passou no Horto das Oliveiras, antes de ser morto.
Hoje, cinco paróquias (Catedral, Nossa Senhora de Guadalupe, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Senhor Bom Jesus e São Vicente de Paulo) realizam a procissão do Senhor Morto. A saída está prevista para as 15h45, do Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Alto da Glória, em direção à Paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe. Os participantes são convidados a usar roupas brancas.
Encenações
Hoje, o grupo Lanteri encena, na Pedreira Paulo Leminski, a Vida, Paixão e Morte de Jesus Cristo, que este ano faz uma homenagem à ?dama do teatro paranaense?, a atriz Lala Schneider, que morreu em fevereiro. Como todos os anos, o grupo deve atrair um grande número de pessoas para assistir à encenação da Morte e Paixão de Cristo. São esperadas cerca de 20 mil pessoas.
Os portões da Pedreira estarão abertos a partir das 15h30 e os ônibus, gratuitos, sairão da Praça Tiradentes às 16h30. A entrada é franca, mas a direção do Lanteri pede a doação de um quilo de alimento.
Outros bairros da cidade também recebem encenações. Na Praça Menonita (Boqueirão), às 19h30, a encenação é do grupo Jubac. Os grupos Arte e Vida e Êxodus apresentam-se, respectivamente, na Rua da Cidadania Bairro Novo e na Igreja Nossa Senhora das Graças e Santa Gema Galgani (Barreirinha), às 20h. As três apresentações têm entrada franca.