Uma grande festa foi realizada ontem para Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, a imagem teve uma recepção calorosa, com fogos de artifício, pétalas de rosas, papel picado e muito canto dos fiéis.

continua após a publicidade

Uma demonstração da enorme devoção que Nossa Senhora Aparecida recebe em todos os cantos do País. “Viva Nossa Senhora Aparecida! Viva!”, celebravam os devotos de Campo Largo. A missa foi comandada por dom Moacyr Vitti, arcebispo Metropolitano de Curitiba. Apesar da forte chuva, a igreja ficou pequena. Muita gente ficou para fora.

De acordo com Vitti, Nossa Senhora Aparecida inspira os brasileiros e gera uma admiração muito sensível nas pessoas. Prova disso é a grande quantidade de fiéis que visitam a basílica, em Aparecida, no estado de São Paulo.

Outros exemplos são as manifestações como a que aconteceu ontem em Campo Largo. “O importante é a manifestação da fé. É muito grande a devoção do povo, que procura, através dela, chegar a Jesus Cristo. É uma imagem tão pequena, mas que inspira ternura da mãe que cuida de seus filhos”, comentou.

continua após a publicidade

No momento atual do Brasil, o arcebispo acredita que Nossa Senhora Aparecida faria um pedido especial: menos corrupção. “A primeira coisa que Nossa Senhora pediria é que houvesse menos corrupção entre os nossos governantes. Existe tanto desvio de dinheiro e fica por isso mesmo. A devoção concreta exige uma mudança de mentalidade dos governantes, que devem pensar menos nos próprios interesses e mais nos do povo”, afirmou.

Em 12 de outubro de 1717, três pescadores encontraram a imagem de Nossa Senhora no Rio Paraíba. Primeiramente, a rede trouxe o corpo da imagem. Jogando a rede mais uma vez, os pescadores pegaram a cabeça e muitos peixes, o que foi considerado o primeiro milagre da santa.

continua após a publicidade

A imagem passou a receber orações e uma pequena capela para ela foi construída. O espaço ficou pequeno tamanha a devoção. Houve a necessidade de construir um outro local, a antiga basílica.

Naquela época, em 1888, a princesa Isabel visitou a igreja e presenteou a santa com um manto azul e uma coroa cravejada de diamantes e rubis. A construção da atual basílica começou em 1946 e a inauguração ocorreu em 1967. Nossa Senhora Aparecida foi decretada padroeira do Brasil em 1930, pelo papa Pio XI.