Fiéis celebram ícone de santa em Curitiba

Cerca de três mil pessoas lotaram ontem o Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Curitiba, para participar das celebrações que marcaram a chegada do ícone da santa que veio de Roma para o Brasil. O quadro foi colocado em um altar especial e fica na igreja até as 10h de amanhã. Essa é a primeira vez que o quadro sai de Roma. Além de Curitiba, ele já foi levado para Belém, Goiânia e Fortaleza, e depois segue para a capital de São Paulo, além das cidades de Aparecida e São João da Boa Vista, no interior paulista.

A chegada do quadro à Curitiba foi acompanhada por cerca de cem fiéis que aclamaram a santa no Aeroporto Afonso Pena, numa recepção marcada por muitas palmas e lágrimas de emoção. O ícone foi trazido pelo prefeito do Santuário Internacional de Roma, Bruno Vicuri, e pelo reitor do mesmo santuário e missionário redentorista, Darci Nicioli. Logo após o desembarque, o quadro foi levado em veículo aberto para o santuário curitibano, encabeçando uma carreata com cerca de duzentos veículos.

Muitas pessoas ficaram ao longo da via para saudar a imagem. A dona-de-casa, Ana Maria Zambrano, atrasou a viagem para Santos para acompanhar a chegada do ícone, e rezava com fervor, olhando a imagem. ?Eu não poderia sair sem receber a mãe, que veio de longe?, disse.

Com a mesma emoção o ícone foi recebido no santuário, no bairro Alto da Glória, onde os fiéis católicos começaram a se concentrar por volta das 6h30. Eles vieram de diversas regiões de Curitiba e do Paraná. A acompanhante Tereza Oliveira dos Santos saiu de Maringá na noite de terça-feira para conseguir chegar ontem pela manhã na capital. ?Sou muito devota da santa e quando fiquei sabendo que o quadro viria para cá não medi esforços para chegar e conseguir um lugar bem na frente da igreja?, disse emocionada. Devido ao grande número de pessoas, muitos tiveram que acompanhar a celebração do lado de fora. A aposentada Lurdes Siqueira chegou no local por volta das 12h e teve que assistir a novena da janela. ?Eu não poderia perder isso por nada. Sou muito devota da santa, e só tenho a agradecer por tudo que recebi até hoje?, declarou.

Mãe de todos

A réplica do quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é uma das três originais que existem no mundo – que foram pintadas por autores desconhecidos entre os anos de 1866 e 1870. A data da peça original não é precisa, mas teria sido feita por São Lucas Evangelista. De acordo com o padre Darci Nicioli, a saída do quadro de Roma foi uma forma de presentear os devotos da santa, que é a mais adorada entre os católicos no mundo inteiro. Depois do Brasil – de onde irá retornar no dia primeiro de fevereiro – o quadro deverá percorrer outros países a partir de 2008, sendo Filipinas um dos primeiros roteiros, pois Nossa Senhora é padroeira daquele país.

O reitor do Santuário Internacional confirmou que a escolha do Brasil para a primeira visita foi por influência pessoal, pois ele, antes de atuar em Roma, respondia pela administração do Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo. ?Nesse trabalho que realizei aqui presenciei muitas romarias de devoção à santa. Por isso resolvemos presentear o Brasil com o ícone?, disse o padre. Além disso, as visitas devem marcar os 150 anos que o papa entregou a santa aos missionários redentoristas. ?Nós recebemos a missão de torná-la conhecida em todo o mundo?, falou. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo