Foto: Evandro Monteiro/O Estado

Padre Luiz Antônio de Faria.

continua após a publicidade

Hojé é Dia de São Judas Tadeu, o santo intecessor das causas impossíveis. Segundo o responsável pelo único santuário dedicado a ele em Curitiba, padre Luiz Antônio de Faria, cerca de cinco mil pessoas devem acompanhar as festividades.

São Judas Tadeu, primo-irmão de Jesus, foi um de seus 12 apóstolos. Não se sabe ao certo por que ele foi escolhido como o intecessor das causas impossíveis. O fato é que os fiéis desesperados invocam sua ajuda para os mais diversos problemas, que podem ser de saúde ou até a falta de emprego. Os pedidos chegam aos milhares. São escritos em papéis brancos que ficam à disposição dos seus seguidores na entrada do santuário e depois são colocados em uma cesta, sendo lembrados durante a celebração.

A fé em São Judas Tadeu arrasta muita gente. O padre calcula que hoje cerca de cinco mil pessoas devem passar pela igreja. Além de pedir, eles também aproveitam para agradecer. ?Não costumamos abrir para testemunhos, mas sempre aparece gente para contar as bênçãos recebidas?, diz.

A primeira novena foi realizada no dia 19 e segue hoje, sempre com bênçãos especiais, entre elas a das crianças, velas, famílias, veículos, enfermos. Hoje também será realizada a bênção individual com a relíquia do santo e haverá a distribuição de água benta no final de cada missa, às 9h, às 12h, às 15h e às 19h. A igreja fica localizada na Vila Hauer, na Rua Carlos de Laet, 2495.

continua após a publicidade

São Judas Tadeu era natural de Caná da Galiléía, na Palestina. Ele aparece muito pouco na Bíblia, mas as escrituras revelam que a sua pregação e testemunho impressionavam os pagãos, que acabavam se convertendo ao Cristianismo. Devido a isso, seguidores de outras cultos queriam sua morte. Ele foi assassinado a golpes de bastões, lanças e machados em outubro do ano 70. Seus restos mortais, guardados primeiro no Oriente Médio e depois na França, agora são venerados em Roma, na Basílica de São Pedro.