Prefeitos de 22 municípios paranaenses receberam nesta quarta-feira (02), do presidente Fernando Henrique Cardoso, o “Selo de Ouro do Turismo”. O certificado, entregue a 97 municípios brasileiros, identifica e gratifica os municípios que se destacaram na organização do turismo sustentável. A solenidade, em Brasília, teve a presença dos ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Sérgio Amaral, e do Esporte e Turismo, Caio Luiz de Carvalho.
Alvorada do Sul, Antonina, Apucarana, Castro, Campo Mourão, Cascavel, Guaíra, Guaratuba, Irati, Lapa, Londrina, Maringá, Palmeira, Paranaguá, Piraí do Sul, Ribeirão Claro, Rio Negro, Rio Azul, São José dos Pinhais, São Mateus do Sul, Tibagi e União da Vitória foram municípios paranaenses destacados.
“O Paraná deve comemorar este fato devido ao grande número de municípios certificados com o Selo”, disse o presidente da Paraná Turismo, Luiz Guilherme Faria de Siqueira. O diretor técnico da entidade, Antônio Carlos Bettega, explicou que os agraciados já concluíram a terceira fase Programa Nacional de Municipalização do Turismo (PNMT), desenvolvido pela Embratur, em parceria com o Governo do Estado.
A Paraná Turismo é a gestora do programa no Estado. “O Selo de Ouro do Turismo reconhece estes municípios como exemplares na forma como estão implantando o PNMT nas suas comunidades”, explicou Bettega.
O PNMT conscientiza e prepara as comunidades locais para estruturar e explorar o potencial turístico local, buscando auto-sustentação na atividade, de forma a gerar renda e emprego para a população. Atualmente 228 municípios paranaenses já aderiram ao programa e encontram-se em diferentes fases de sua implantação.
O PNMT começou a ser desenvolvido no Paraná em 1996, com a criação do Comitê Estadual de Turismo. O Estado já possui hoje 756 monitores municipais de turismo em treinamento.
continua após a publicidade

continua após a publicidade