Acontece nos próximos dias 8 e 9 de junho o lançamento oficial do 1º Festival de Lazer e Gastronomia Rotas do Pinhão. O evento será realizado no Mercado Municipal de Curitiba e envolve 15 empreendimentos das áreas de lazer e turismo, localizados na Região de Metropolitana e que fazem parte de uma rede para fortalecer o turismo local. Durante o lançamento, serão divulgados os atrativos dos empreendimentos, haverá degustação gratuita de pratos derivados do pinhão, além de aulas- show com os chefs de cozinha Leandro Coutinho e Pierre Morisot.
O objetivo do Festival é transformar o destino Rotas do Pinhão em uma das principais referências turísticas do Paraná. De acordo com a consultora do Sebrae/PR, Patrícia Albanez, o trabalho de fortalecimento da marca vai começar pela capital paranaense. Ela explica que os curitibanos se interessam pela região, mas nem sempre sabem como chegar aos empreendimentos. “Percebemos que os curitibanos não têm muitas informações sobre a região que denominamos Rotas do Pinhão. Eles até sabem que existem opções de lazer no espaço rural, diversos roteiros, se interessam, mas poucos ainda conhecem de perto”, conta Patrícia Albanez.
O pinhão, que é a semente-símbolo da região, será utilizado como principal ingrediente de uma série de pratos que foram formulados especialmente para o Festival. As pessoas que passarem pelo Mercado Municipal, no final de semana de lançamento, vão poder provar as receitas gratuitamente. O visitante também poderá acompanhar a preparação dos pratos em aulas- show, que serão ministradas de meia em meia hora, no sábado e no domingo.
A diretora do SPA Givita, localizado em São José dos Pinhais, Mayra Perboni, conta que desenvolveu um bolinho light especialmente para o evento. “A receita leva pinhão e soja e tem baixa caloria. Pode ser servida como aperitivo ou como acompanhamento de pratos principais. A nossa nutricionista e o chef de cozinha do SPA tiveram trabalho para formular, mas o resultado final ficou muito bom”, conta a empresária.
A divulgação ficará por conta do “Homem Pinhão” que será o ‘promotor’ do evento durante o final de semana de lançamento do Festival, que termina apenas em agosto, nos empreendimentos participantes. Durante o lançamento, será feita a distribuição de um cartão fidelidade e os visitantes que marcarem presença em três estabelecimentos integrantes da Rotas do Pinhão, até o final do Festival, concorrerão a prêmios, como almoços e diárias nos spas e hotéis da região. As receitas especiais ficarão disponíveis nos restaurante a preços especiais, até o final de agosto, quando termina o período de consumo, venda e colheita da semente.
O lançamento do Festival acontece no sábado, dia 8, das 10 às 15 horas, e no domingo, dia 9, das 9 às 13 horas, no Mercado Municipal de Curitiba, que fica na Sete de Setembro, 1.865, no Alto da Glória.
Rotas do Pinhão
A ideia de integrar em rede as empresas de turismo na Região Metropolitana de Curitiba é recente e surgiu a partir de um trabalho do Sebrae/PR, Secretaria de Estado do Turismo e Fórum Metropolitano de Turismo. A ideia é transformar a região em um destino turístico fortalecido. O trabalho começou em 2011, quando foram visitados em torno de 90 empreendimentos com o objetivo de colher informações que serviram como base para desenvolver um estudo sobre a segmentação turística local. Após essa etapa, em 2012, foi apresentada uma proposta para a criação da rede de empresas. Patrícia Albanez conta que também foi feito um trabalho de capacitação com os empresários.
“Sentamos com eles e fizemos o planejamento estratégico. Definimos que o nosso tema seria o pinhão e investimos em ações para diversificar a atratividade de cada estabelecimento, melhorar o quesito segurança com informações sobre primeiros socorros, além de oficinas de culinária, para que os empresários pudessem desenvolver os pratos temáticos”, explica a consultora do Sebrae/PR.
Os estabelecimentos foram divididos em três categorias de turismo: descanso e saúde, rural e pedagógico e esporte e aventura. A gerente administrativa e proprietária do Parque dos Animais, Celiane Trama Castellano, conta que espera um aumento no movimento de turistas após o lançamento do Festival. “Meu foco principal são as escolas, porque faço turismo pedagógico, mas queremos melhorar o atendimento ao público geral e fortalecer a nossa marca. O apoio dos consultores do Sebrae/PR foi primordial, pois funcionou como uma reciclagem para mim”, conta Celiane.
Fazem parte da Rede Empresarial da Rotas do Pinhão os municípios de Quatro Barras, Campo Largo, Campo Magro, Mandirituba, São José dos Pinhais, Colombo, Tijucas do Sul, Campina Grande do Sul, Rio Branco do Sul e Castro.