Maringá – A Universidade Estadual de Maringá (UEM), a Unimed Pró-Handebol e a Associação Maringaense de Handebol promovem o II Festival de Miniandebol, no dia 5 de dezembro, a partir das 8h, nos ginásios Chico Neto e Valdir Pinheiro. O evento é destinado a crianças de 9 a 14 anos, divididas em três categorias por faixa etária. O objetivo é o de promover uma confraternização entre os integrantes dos cinco pólos do Projeto Pró-Handebol Social, desenvolvido por professores da UEM e dos colégios participantes e de alunos de Educação Física.
Destinado a crianças, o miniandebol apresenta características diferenciadas em relação ao esporte para adultos, como dimensão menor da quadra, do gol e da bola e abrandamento das penalidades das regras. Segundo o coordenador do projeto, Dourivaldo Teixeira, isso permite que a iniciação ao esporte seja mais inclusiva e haja um interesse pela modalidade e, como conseqüência da prática, ocorra um aprimoramento das capacidades motoras e sociais da criança.
Iniciado em 2000, o projeto era desenvolvido somente na UEM. Em 2003, com a reativação, foi acrescentado o Colégio Pólo; e neste ano, juntaram-se a eles os colégios Gastão Vidigal, Maria Goretti, Adaile Maria Leite e escolas de Sarandi.
Outras informações no Departamento de Educação Física, Bloco M-6, câmpus universitário, fone (44) 261-4315.