Foto: Walter Alves/O Estado |
Festas de fim de ano: prudência continua após a publicidade |
Calor, festas, muita comida e bebida. Uma combinação quase inevitável na época de Natal e Ano-Novo, mas também muito perigosa. De acordo com os especialistas, é preciso ter prudência na hora de comer e beber para não ir parar no hospital, ou ainda ver sua comemoração de fim de ano frustrada por causa de um mal-estar.
A ordem dos médicos é sempre usar o bom senso, pois um exagero de fim de ano pode se transformar em uma doença muito grave. Para a médica e professora de Gastroenterologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Sandra Marion Valarini, o maior problema nesta época é a bebida alcoólica. E não é apenas à ressaca que a médica está se referindo. Ela explica que em apenas uma noite de ?bebedeira? é possível contrair uma gastrite aguda, ou até mesmo uma pancreatite aguda. ?Isso pode ocorrer com qualquer tipo de bebida, se for consumida em excesso, em apenas uma noite. Sem falar nos riscos que uma pessoa alcoolizada pode trazer para si própria e também para os outros, pois o álcool lesiona a parte neurológica?, alerta. A médica diz ainda que quem associa comida pesada com bebida alcoólica em excesso pode correr o risco de ter sangramentos no estômago.
Outro problema muito grave que pode ser acarretado pelos abusos alimentares é a intoxicação, cujos sintomas são dor abdominal, diarréia e vômito. ?Em época de festas, é comum as pessoas comerem maionese e sobremesas com nata, o que é pura gordura?, comenta. Nesse caso, orienta Sandra, é necessário procurar um médico o mais rápido possível, antes que a desidratação se agrave. As crianças e também as pessoas que já sofrem com alguma doença devem ter cuidado em dobro (como diabetes, por exemplo). ?É preciso ter muito cuidado ao comprar um alimento ou comer fora de casa. Verificar se a comida está fresca, se foi preparada no dia, é muito importante?, alerta.
Uma boa dica é comer de forma balanceada – se ingerir uma quantidade excessiva de calorias no almoço ou no jantar, coma mais moderadamente nos dias seguintes; reduza a quantidade de calorias na alimentação quando sabe que uma festa se aproxima. Sirva-se de porções pequenas – não encha muito o prato. Coma devagar e desfrute a comida.
Segredo para não passar mal é o bom senso
Como as comemorações nas festas de fim de ano são sempre feitas à noite, é preciso ter ainda mais moderação. Os nutricionistas dizem que é possível não deixar de lado a tradição de se comer peru no Natal e carne de porco no Ano-Novo, por exemplo, e ainda tomar champanhe à meia-noite do dia 31 e, para fechar o feriadão, uma boa sobremesa. Basta ter bom senso.
A diretora do curso de Nutrição da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Helena Simonard Loureiro, diz que para aproveitar e não se privar de uma boa mesa, basta substituir os alimentos. Se a pessoa não quer deixar de comer o peru no Natal, então que preste atenção no seu preparo. ?Usar um molho agridoce, com vinho e até com frutas deixa a carne mais leve do que se recheá-la com bacon, por exemplo?, diz ela. Já os peixes também são muito indicados, pois são saborosos e leves para se comer à noite. ?Eles digerem mais rápido e são preparados com mais rapidez?, lembra. A carne de porco, orienta ela, deve ser deixada para o dia seguinte, para ser consumida durante o dia, pois é mais pesada do que a ave.
A farofa também não precisa ser preparada com ingredientes pesados. Helena orienta que se faça o prato com hortaliças, pois também deverá ficar saboroso, já que vai acompanhar a carne. O arroz pode ser misturado com lentilha, para ficar mais leve e de fácil digestão. ?Uma boa dica é decorar a mesa com saladas e frutas coloridas, pois desvia um pouco a atenção dos pratos mais pesados e estimula o consumo, que é muito indicado até para ajudar na digestão?, afirma a nutricionista. O mamão e o abacaxi são duas frutas indicadas para se consumir nesta época de ?comilança?, segundo Helena. ?Elas ajudam a queda da proteína?, explica. Ela lembra ainda que é preciso evitar sobremesas muito gordurosas, aquelas preparadas com nata e creme de leite.
Para Helena, a bebida também é a grande vilã dos feriadões de final de ano. Para não sofrer com ressaca e não ter problemas estomacais, ela orienta que as pessoas bebam com moderação e, se possível, escolham apenas um tipo de bebida – não misturar cerveja com vinho, por exemplo. As bebidas doces devem ser evitadas, segundo ela, pois são aquelas que se consome em excesso sem perceber. Beber água e sucos de frutas no intervalo das bebidas com álcool é uma dica da nutricionista para evitar mal-estar. O suco de tomate, os sucos de frutas com um pouco de água com gás ou simplesmente a água pura são eficientes para ajudar a ?curar? uma possível ressaca.