Festa marca os 316 anos de Curitiba

Uma série de atividades comemorativas deve marcar a data em que a capital do Paraná completa 316 anos. Para hoje, estão previstas ações em várias partes da cidade, desde um “parabéns” com um bolo de 316 quilos, no Parque Barigüi, até a reinauguração do Paço Municipal.

Além do bolo gigante, o Parque Barigui, ponto de encontro de grande parte dos curitibanos, também será palco da largada do Rally da Inclusão, às 8h30. O evento é organizado pelo Jeep Clube de Curitiba em parceria com a Universidade Livre para Eficiência Humana (Unilehu), Fundação de Ação Social e Instituto Pró-Cidadania de Curitiba.

A partir das 10h, começam as ações de recreação, com campeonatos esportivos, shows musicais e dança. As atividades devem ter uma pausa por volta das 17h para o tradicional “Parabéns para você”, com a distribuição de cerca de quatro mil fatias do bolo gigante.

De acordo com o Sindicato das Empresas de Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná (Sipcep), responsável pela confecção do bolo, cerca de 30 pessoas estão envolvidas na preparação. “É uma maneira que encontramos para demonstrar o caminho que as indústrias de panificação têm pela cidade”, afirma o presidente do Sipcep, Joaquim Cancela.

A programação de aniversário da cidade também seguirá nos bairros. As atividades acontecem no ginásio municipal de esportes do Bairro Novo, na Regional CIC e no Parque dos Peladeiros, na Regional Cajuru.

O último evento no dia do aniversário da cidade, às 19h30, será a entrega do prédio histórico do antigo Paço Municipal, na Praça Generoso Marques, com a presença do prefeito Beto Richa.

O imóvel foi totalmente restaurado pela Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), em convênio com a Prefeitura, e abrigará o novo centro cultural de Curitiba. Veja também o caderno especial preparado por O Estado em homenagem ao aniversário de Curitiba.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo