Festa do Halloween vira mania entre brasileiros

O brasileiro gosta de festa. Mesmo tendo como origem uma realidade completamente distante, o Halloween, ou Dia das Bruxas, que é comemorado amanhã (não por acaso véspera do Dia de Todos os Santos) vem se tornando mania em todo País. O reflexo da incorporação da data ao costume brasileiro é visto nas lojas de aluguel de fantasias.

Trazido principalmente por cursos de inglês, hoje o Halloween já é comemorado em escolas estaduais e particulares, além de clubes, bares e até festas particulares. Paola da Silva Barbosa é exemplo disso. Já com sua fantasia de bruxa garantida, ela procurava na última semana, uma fantasia de vampiro para um amigo. O detalhe é que os adereços seriam usados numa festa particular, o aniversário do irmão de Paola. “Será uma comemoração para 140 pessoas. O legal é que todo mundo entra no clima e a festa fica diferente”, alegou Paola.

A atendente da Mundo Teatral Fantasias, loja onde Paola procurava o traje de vampiro, Zilma Ferreira de Oliveira, confirmou o grande movimento neste mês. “Normalmente a loja é bem movimentada, mas em outubro aumenta a procura por fantasias de Drácula, diabos e bruxas”, revelou, destacando que o preço máximo de uma fantasia é R$60,00. “Uma capa e uma dentadura de vampiro pode ser alugada por R$25,00.” Ela lembra que diariamente mais de cem peças são alugadas na loja.

Na capital, um dos colégios que vai aproveitar o mês para comemorar o Halloween é o Dom Bosco. O coordenador do curso de inglês do colégio, Jorge Alim Cúri, explicou que a comemoração vem crescendo muito nos últimos quatro anos. Para ele, a festa não é uma simples comemoração, mas faz parte do trabalho de ensino da língua inglesa junto aos alunos. “A festa está integrada da cultura de países que falam o inglês. Por isso a realizamos aqui, para colocar o aluno dentro do contexto, o que facilita o aprendizado da língua”, explicou o educador.

Em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, um local apareceu como grande sensação das festas do Dia das Bruxas este ano. Inaugurado em agosto, o Gárgulas Bar é um castelo em estilo medieval de 2.400 metros quadrados. Nele as escolas de inglês Wizard (25/10) e Fisk (hoje) comemoram o Dia Halloween.

História

O Dia das Bruxas surgiu há dois mil anos quando povos celtas festejavam o fim do verão, o começo do novo ano e as colheitas. Sua comemoração original chamava-se Samhain, também conhecida como o Dia das Almas. Eles acreditavam que na noite de 31 de outubro acontecia o encontro entre o mundo espiritual e material.

Lendas e contos revelam que os mortos no ano anterior regressavam e encarnavam nos vivos para “passear” pelo mundo terreno. Alguns acreditavam que os espíritos regressam para cometer atrocidades, colocar mau olhado nas colheitas e ocasionar danos materiais. Outros celtas acreditavam que as almas eram de membros superiores da Igreja Católica, sendo inofensivas.

No mundo moderno, o Halloween surgiu no século XIX, quando irlandeses levaram a festa aos EUA. A dia virou uma tradicional festa infantil. Nele as crianças se fantasiam e pedem doces nas casas. “Tricks or treats”, ou seja, “travessuras ou gostosuras”, dizem os pequenos fantasiados.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo