Festa do cristianismo é marcada por tradição e fé

As comemorações da Semana Santa serão especiais para os católicos neste ano. As celebrações que relembram a morte e comemoram a ressurreição de Jesus Cristo serão realizadas em momento de transição. A nomeação do papa Francisco, o primeiro latino-americano a ocupar o posto, marca período de reflexão sobre o papel da igreja e a tentativa de curar as feridas abertas pela crise.

Segundo o padre Fabiano Dias Pinto, reitor do Seminário São José, da Arquidiocese de Curitiba, esta Páscoa tem significado especial para a igreja no Brasil. “Este ano receberemos a visita do primeiro papa nascido em nosso continente. Será o primeiro país fora da Europa que irá visitar, com mensagem para a juventude, que é o tema da atual Campanha da Fraternidade”, afirma.

Padre Fabiano relembra que a Sexta-Feira Santa e a Páscoa são a festa maior do cristianismo. “Como disse São Pedro, se cristo não ressuscitou, então é vazia nossa pregação e nossa fé. O Natal celebra a vinda do salvador, que se torna plena com a ressurreição. Por isso a principal mensagem da igreja é para que todos se voltem a Cristo, pobre humilde e servo de Deus”, ressalta.

Tradição

Os principais festejos da Semana Santa acontecem a partir de amanhã, com a missa da Ceia do Senhor. A Sexta-Feira Santa é dia de jejum e penitência, quando os cristãos devem evitar comer carne vermelha e é celebrada a missa relembrando a morte de Jesus. No sábado, as igrejas realizam a Vigília Pascoal, que antecede o Domingo de Páscoa, quando se comemora a ressurreição.

“No domingo comemoramos e representamos a doçura do Cristo ressuscitado. Esse é o motivo de distribuir doces, o que é uma tradição de mais de 1.500 anos. Hoje isso é representado nos ovos de chocolate, mas antigamente se presenteava outros doces e frutas cristalizadas”, explica o padre Fabiano, relembrando um significado muitas vezes esquecido.

Em Curitiba, a Semana Santa será marcada por missas, celebrações e festejos em todas as paróquias da cidade, além das tradicionais encenações da Paixão de Cristo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo