A 28.ª Festa do Caqui em Campina Grande do Sul, Região Metropolitana de Curitiba, espera reunir mais de 200 mil pessoas este ano – 100 mil a mais do que em 2004. Os organizadores estão apostando em atrações de peso. No domingo, sobem ao palco do Centro de Eventos da cidade a dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó. Segundo a prefeita, Nelise Cristiane Dalprá, a festa é uma ótima oportunidade para alavancar a venda da produção agrícola do município.

continua após a publicidade

Este ano espera-se comercializar cerca de duas mil toneladas de caqui, o que coloca o município como o maior produtor do Estado. A festa acaba se tornando uma importante vitrine.

Mas a situação não anda muito boa para os produtores. Segundo a prefeita, mesmo o caqui tendo uma importância significativa para a cidade, os agricultores ficaram abandonados por muito tempo pelas administrações anteriores.

Agora ela espera alavancar a produção e até ganhar o mercado exterior com a exportação de caquis orgânicos. "Já foram feitos contatos com a China", explica. Hoje o produtor recebe R$ 12 pela caixa com 25 quilos de caqui.

continua após a publicidade