Festa do Bom Jesus da Cana Verde terá que se adequar

A prefeitura de Siqueira Campos e os organizadores da Festa do Bom Jesus da Cana Verde receberam nesta terça-feira (4), recomendações da Promotoria de Justiça sobre como evitar a disseminação do vírus H1N1 no evento.

A preocupação do Ministério Público do Paraná (MP-PR) é com a aglomeração de pessoas em locais fechados. Durante o evento, o município chega a receber cerca de cem mil romeiros, cinco vezes o total da população.

Caso as recomendações não sejam cumpridas, os organizadores poderão responder à ação civil pública que pode cancelar a festa.

Entre as recomendações feitas pelo MP estão: providenciar lavatórios com sabonete líquido ou álcool em gel em vários pontos do evento e em locais visíveis à população; implantar atendimento médico durante a festa, com equipe capacitada para fazer o diagnóstico e o encaminhamento para quem apresentar os sintomas da gripe, assim como disponibilizar máscaras.

Os organizadores da festa, que acontece na paróquia Divino Espírito Santo, terão, também, que monitorar e adequar a disponibilidade de leitos da rede municipal de saúde e apresentar soluções alternativas – inclusive a requisição de serviços da rede privada – para eventuais atendimentos de casos suspeitos da doença. A Vigilância Sanitária terá que fiscalizar os estabelecimentos e barracas em que há manipulação e comercialização de alimentos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo