O levantamento, realizado pelo departamento de turismo da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba (CIC), envolveu cerca de 3,2 mil pessoas que passaram pelos postos de informação turística e pela Torre Panorâmica das Mercês. Foram entrevistadas diretamente 220 pessoas, todas integrantes de grupos maiores, formado por excursões, familiares e amigos.
“As informações obtidas vão servir de base para um amplo trabalho visando atrair ainda mais pessoas a Curitiba durante o carnaval”, disse o diretor de turismo da CIC, Antônio Azevedo. “Queremos reforçar a divulgação da cidade como local propício e agradável para os que preferem aproveitar o Carnaval para descanso e lazer, longe de centros mais movimentados.”
A iniciativa faz parte da política do prefeito Cassio Taniguchi de aproveitar as características de Curitiba para reforçar a atividade turística, gerando mais empregos e renda para a cidade. “O que mais atrai em Curitiba é o que a cidade oferece aos seus próprios cidadãos”, disse Azevedo. “A qualidade de vida, as inovações, o meio ambiente, os parques, praças e monumentos.”
Segundo Azevedo, o plano para o Carnaval 2004 já começou a ser elaborado. Uma das primeiras providências será propor a outros setores, como o comércio e o artesanato, um trabalho conjunto durante os quatro dias de folia. “A idéia é movimentar a cidade e dar aos turistas opções de compras”, disse Azevedo.
Diversas medidas serão tomadas com base em outras informações mostradas pela pesquisa. Por exemplo, o reforço da divulgação junto aos pólos emissores de turistas. Conforme o levantamento, a maioria dos visitantes (92,7%) vem do interior do Paraná e de Estados vizinhos, como São Paulo e Santa Catarina. Do total, apenas 7,2% são estrangeiros.
A rede hoteleira da capital é bastante movimentada durante o Carnaval. A pesquisa indicou que 58% dos turistas hospedam-se em hotéis e 20% em apart-hotéis. Casas de parentes e amigos são os meios de hospedagem de 16% dos visitantes, 3% ficam em albergues e outros 3% não pernoitam na capital.
A pesquisa indicou, ainda, que a maior parte dos turistas de Curitiba no Carnaval vem em ônibus de excursão (38,8%). Outros 33,6% vêm de carro próprio ou alugado e 19,7% utilizam o transporte aéreo. Os demais usam ônibus de linha regular.