A comunidade de Santa Felicidade prepara mais uma Festa da Uva, que acontece nos próximos dias 1.º, 2 e 3, no Bosque São Cristóvão. A organização do evento espera a circulação de 20 mil pessoas nos três dias. Será a 55.ª edição da festa, que reúne os moradores do bairro na organização e recebe os moradores de toda cidade.

continua após a publicidade

O Bosque São Cristóvão fica recheado de quitutes e folclore italianos, além da estrela da festa a uva. A fruta e seus derivados serão comercializados entre os frequentadores. “A festa é organizada pela comunidade. São 350 voluntários trabalhando para a festa. A nossa festa se tornou programa caseiro e familiar para a população”, afirma José Carlos Casagrande, que faz parte da comissão organizadora da 55.ª Festa da Uva.

A festa surgiu com os imigrantes italianos e suas famílias, que juntavam as produções de uva e vinho no evento. Atualmente, a quantidade de uva produzida em Santa Felicidade seria insuficiente para dar conta da demanda da festa. A fruta vem principalmente do Rio Grande do Sul, mas não poderia faltar pela tradição do evento. “Não temos mais como juntar tudo, como era antigamente. Mas preservamos a tradição”, conta Casagrande.

Tudo na Festa da Uva é em grande quantidade. Está previsto o consumo de 5 toneladas de polenta, 5,5 toneladas de frango, 4 toneladas de risoto e 4 toneladas de macarrão, além dos 600 quilos de churrasco e da enorme quantidade de salada. A preparação dos quitutes já começou ontem, quando voluntários foram até o Bosque São Cristóvão cozinhar a polenta.

continua após a publicidade

Lucro será pra igreja

A 55.ª Festa da Uva começa às 18h de sexta-feira, com a abertura dos portões do Bosque São Cristóvão, no fim das ruas Domingos Strapasson e Calisto Cumin. Há sinalização sobre o caminho a partir da Rua Vereador Toaldo Túlio. A abertura oficial está programada para as 20h, com a distribuição gratuita do Suculento Macarrão pelo Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro de Santa Felicidade, acompanhado pelo grupo musical I Veneti in Brasile.

continua após a publicidade

No sábado, a festa começa às 10h, com o almoço a partir do meio-dia. À tarde haverá shows típicos italianos até as 22h. No domingo, a programação prevê a Santa Missa em italiano às 10h, com participação do Coral Folclórico Italiano de Santa Felicidade. Em seguida será servido o almoço e à tarde haverá programação musical e folclórica. A entrada, para cada dia de festa, custa R$ 4.

Ações sociais

A Festa da Uva é organizada pela comunidade de Santa Felicidade por meio da Paróquia São José – Igreja Matriz de Santa Felicidade. Todo o lucro é repassado para obras da igreja, como a manutenção do local e ações sociais. Durante a Festa da Uva também são vendidos produtos, como os bolos doados para a Associação das Voluntárias da Caridade, com a renda revertida para o mesmo fim.

Veja na galeria de fotos os preparo da polenta.