As férias para os 140 mil alunos matriculados nas escolas e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), as creches da Prefeitura, estão chegando ao fim. As atividades serão retomadas na quarta-feira, 10 de fevereiro.

continua após a publicidade

A separação dos pais, o novo espaço, amiguinhos e educadores desconhecidos costumam deixar os pequenos inseguros e a choradeira é inevitável. Os pais podem colaborar para que os filhos consigam se adaptar com tranquilidade para ter um bom ano escolar.

Nas creches da Prefeitura, que atendem crianças de zero a cinco anos de idade em berçário, maternal e pré-escola, as primeiras orientações são feitas bem antes do início das aulas. A diretora do Departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação, Ida Regina Moro Milléo de Mendonça, explica que o trabalho começa já no período de matrículas.

Os pais são recebidos pelas diretoras e conhecem a estrutura física dos CMEIs, as salas de atendimento, espaços de lazer, de amamentação. Também são orientados sobre o cardápio que será oferecido aos filhos, o trabalho das educadoras e os projetos pedagógicos. “Para que a criança se sinta bem na creche, os responsáveis também precisam ter segurança. Essa conversa é o primeiro passo para formar uma relação de confiança entre os pais e a escola”, diz Ida.

continua após a publicidade

Crianças têm ritmos diferentes, portanto o período de adaptação ou readaptação do bebê na creche será variável. Se possível, é melhor que ele não fique o dia inteiro no novo ambiente logo de início. “Na primeira semana, o ideal é fazer com que ela permaneça por um tempo menor. No primeiro dia, a sugestão é de duas ou três horas. O tempo vai aumentar conforme a reação da criança”, diz Ida.

Maiores

continua após a publicidade

Crianças um pouco maiores também podem ter dificuldade de adaptação na volta às aulas. A diretora do Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal da Educação, Nara Luz Salamunes, sugere algumas medidas que podem ser adotadas pelas famílias. “A educação é responsabilidade de todos”, diz Nara.

A orientação da Secretaria Municipal da Educação para as escolas é que convidem os pais a conhecer o local e a rotina dos filhos na unidade. O convite tanto pode ser feito para o primeiro dia de aula, quanto em outro período mais adequado no calendário de atividades. “É uma medida que aproxima a comunidade da escola, conforme determinação do prefeito Beto Richa”, diz a secretária municipal da Educação, Eleonora Bonato Fruet.

Para Nara, os pais precisam compreender que a escola também é um espaço para a família e devem visitá-la sempre que possível. “Conhecer a sala de aula, as dependências do prédio, a área de lazer, conversar com a equipe pedagógica e trocar informações com a professora é muito importante”.