Segundo o censo de 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Paraná concentra 650 mil analfabetos. Dados da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) indicam que a maior concentração dessa população está nas regiões com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). É o caso de Ortigueira, onde mais de 25% da população é analfabeta. Já nos municípios da região de Irati, o índice de alfabetizados passa de 85%.

Para tentar reduzir as diferenças, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) está tentando localizar essa população, que será integrada em um programa estadual de alfabetização. Durante o dia de ontem, escolas e igrejas serviram de pontos de cadastramento. De acordo com a representante da Seed no Comitê Paranaense de Alfabetização, Rita de Cássia Pacheco de Andrade, o dia de ontem foi escolhido para o início do cadastramento por ser o Dia da Língua Portuguesa e feriado nacional, o que tornou mais fácil a localização das pessoas.

Mas o cadastramento continuará a ser feito até o dia 25 deste mês. Só depois desse levantamento é que a secretaria irá traçar as estratégias para o desenvolvimento do programa. Rita de Cássia ressaltou que a meta indicada pelo governo federal é iniciar programas de alfabetização em municípios que apresentarem índices acima de 20% de analfabetos. “Mas nós queremos atingir 100% da população acima de 15 anos.”

Bolsistas

O programa vai contar com 2,9 mil professores bolsistas que atuarão no programa a partir de 1.º de agosto. A meta é alfabetizar 51 mil pessoas até março de 2005. A representante comentou ainda que esse cadastro será único, e poderá ser utilizado por outras entidades que queiram trabalhar com alfabetização: “A alfabetização não precisa ser apenas uma ação dos governos. A sociedade também pode contribuir para diminuir essas diferenças”, considera. A campanha de cadastramento é uma iniciativa do Comitê Paranaense de Alfabetização, em parceria com a Seed, Associação dos Municípios do Paraná e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação no Paraná (Undime).

continua após a publicidade

continua após a publicidade