No retorno do feriadão de Páscoa, amanhã, a expectativa é de grande concentração de veículos nas estradas paranaenses. Somente na BR-277, 26 mil carros devem retornar do litoral do Estado para Curitiba.
A orientação da concessionária Ecovia, que administra o trecho, é evitar pegar a estrada entre 17h e 20h, quando o fluxo de veículos pode chegar a 2,6 mil por hora. Os motoristas devem ficar atentos na saída das cidades litorâneas porque não haverá Operação Mão Única na PR-407, estrada que leva à Praia de Leste.
Ontem, apesar da grande quantidade de veículos transitando nas estradas paranaenses, o movimento foi tranquilo, quando muita gente ainda viajava para o feriado. Houve poucos acidentes, a maioria sem gravidade, no trecho da BR-277 entre Curitiba e o litoral do Estado e também na BR-376, que leva a Santa Catarina.
Segundo a assessoria de imprensa da Ecovia, 1,5 mil veículos circularam por hora na BR-277 até o início da tarde de ontem, período de maior movimento, que chegou a ser o dobro dos dias normais.
A empresa esperava a descida de 13,5 mil carros. Na última quinta-feira, início do feriadão, 14 mil veículos saíram de Curitiba em direção ao litoral. Não houve congestionamentos.
O movimento também foi moderado na BR-376. Quem saía de Curitiba em direção ao litoral de Santa Catarina encontrou alguns acidentes sem gravidade e que não comprometeram a viagem. O pico de veículos por hora também foi de 1,5 mil, o dobro dos dias normais.
Nas estradas paranaenses fiscalizadas pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE) aconteceram 25 acidentes até o fim da tarde de ontem, com uma morte e 27 feridos.
No início da Operação Páscoa, na quinta-feira, foram registrados 36 acidentes, com um morto e 38 feridos, entre 18h e 0h. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deve divulgar a parcial de acidentes à meia-noite de hoje.