Cerca de 20 mil turistas, 65% deles estrangeiros, passaram o feriado de Páscoa em Foz do Iguaçu. O número de visitantes foi o maior registrado nos últimos quatro anos. Os dados, extraídos da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), mostram ainda que a maioria das famílias esteve pela segunda vez à terra das Cataratas e foram atraídas não só pela beleza dos atrativos turísticos, mas também pela infra-estrutura oferecida pela cidade.
Segundo o secretário de Turismo Neuso Rafagnin, grande parte dos estrangeiros que estiveram em Foz do Iguaçu eram argentinos, que aproveitaram a valorização do peso para voltar a viajar ao Brasil. O diretor da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/Foz do Iguaçu), Luiz Rolim de Moura, informou que apesar da crise no país vizinho, os hoteleiros nunca deixaram de acreditar no potencial do turista argentino e, por isso, realizam um trabalho constante com esses clientes.
Tradicionalmente o feriado de Páscoa é um dos mais movimentados em Foz do Iguaçu, mas nos últimos anos o número de visitantes não vinha correspondendo às expectativas. O último fim de semana foi tão surpreendente que faltaram leitos nos hotéis. Alguns grupos ficaram hospedados em motéis da cidade.
Infra-estrutura
O acentuado movimento de turistas é atribuído pelo prefeito Sâmis da Silva (PMDB) à ação do empresariado, à divulgação de Foz do Iguaçu na mídia e ainda pela forte participação da cidade em feiras e congressos nacionais e internacionais. Em contrapartida, a prefeitura tem melhorado a infra-estrutura para que os visitantes encontrem uma cidade mais limpa, sinalizada, organizada e segura. “Estamos tratando o turismo como fonte inesgotável e crescente de renda. E com o apoio do empresariado estamos devolvendo à cidade o seu principal cliente, que é o turista”, destaca Sâmis.
“A união do empresariado e do poder público, através das fortes campanhas junto às agências e operadores de turismo do Brasil e do Mercosul e também junto ao consumidor final garantiu esse excelente resultado para a cidade”, considerou o presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Felipe González.
Entre as melhorias na cidade, constam as novas placas de sinalização, que facilitam o deslocamento dos visitantes para ruas onde o tráfego é tranqüilo e sem congestionamentos. Pontos turísticos foram revitalizados, como o Parque Nacional. Juntam-se a isso a iluminação monumental de Itaipu e o Ecomuseu, que traz um novo conceito.
O turista que chega a Foz está à procura de sossego e descanso junto à natureza. Para garantir segurança aos turistas, os órgãos policiais reforçam o esquema de segurança em épocas de grande concentração de visitantes.
Movimentação
Os turistas movimentaram não só os hotéis, mas todos os setores da cidade. Lojas, restaurantes e bares, foram bastante procurados. Os atrativos bateram recordes de visitação em comparação aos últimos anos. A usina de Itaipu, que pela primeira vez, ficou aberta durante todo o feriado, recebeu 13.412 pessoas procedentes de 48 países. O Parque Nacional, ainda não divulgou os números oficiais, mas o trade turístico estima que 14 mil pessoas foram ver de perto as Cataratas do Iguaçu.