A influência do fenômeno La Niña, condição que propicia uma irregularidade na distribuição das chuvas nos próximos meses, deixa a primavera deste ano com menos chuva do que o normal. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, uma das conseqüências climáticas é a diminuição das chuvas, efeito que chega logo após o período de estiagem prolongada no mês de agosto. Alguns resquícios do clima seco continuam afetando o Paraná em setembro, que, até o momento, registra a ocorrência de chuvas abaixo do normal.

continua após a publicidade

De acordo com dados do Simepar, a média de chuva por mês na região de Curitiba é de 119 milímetros e, desde o início deste mês, choveu 51,1 milímetros. O meteorologista Tarcísio Costa acredita que esse número não é motivo de preocupação. “Esses valores devem se elevar porque temos previsão de chuva para os próximos dias”, diz.

Costa afirma que no ano passado a média foi muito maior em decorrência do fenômeno El Niño, que tem como característica o aumento das chuvas. A conseqüência é que em setembro de 2009 choveu 307 milímetros, um número muito superior ao deste ano.

Previsão

continua após a publicidade

Esta sexta-feira terá chuva, pois a frente fria mantém o tempo instável em grande parte do Estado. Ainda há risco de temporais, principalmente à tarde. As temperaturas diminuem um pouco em função do tempo chuvoso, mas a sensação de tempo abafado permanece em algumas áreas. No fim de semana ainda chove e as temperaturas ficam amenas.