Consumidores das feiras livres poderão usar cartões de crédito e débito para comprar frutas, legumes, verduras e até o tradicional pastel. O novo sistema, que estréia hoje no Juvevê (Rua Alberto Bolliger), será implantado gradativamente em todas as 63 feiras livres da cidade ainda neste ano. O treinamento dos feirantes começou ontem.
O uso da tecnologia é resultado de trabalho da Prefeitura de Curitiba com os feirantes, que optaram pelas bandeiras Mastercad-Dinners, Mastercard-Maestro e Rede Shop. O sistema é gerenciado via satélite, sem necessidade de energia elétrica, o que permite que as máquinas sejam instaladas individualmente em cada banca. A expectativa dos feirantes é aumentar em 30% o volume de vendas com a nova forma de pagamento. "A população também ganha mais segurança e conforto com uso do cartão", diz o diretor de Unidades Comerciais da Secretaria Municipal do Abastecimento, Luiz Gusi.
Curitiba tem 63 pontos de feiras livres diurnas e noturnas, que funcionam de terça a domingo. Nesta primeira fase, 30% dos 400 feirantes com hortifrutigranjeiros cadastrados pela Secretaria Municipal ao Abastecimento aderiram ao uso do cartão.