A Prefeitura de Curitiba promoverá de 28 de março a 12 abril as Feiras Especiais de Páscoa, nas praças Osório e Santos Andrade. Durante 16 dias, produtores oferecerão uma grande variedade de doces e chocolates, além de artesanato alusivo à data. Administradas pelo Instituto Municipal de Turismo, as feiras também terão barracas que oferecerão informações turísticas, alimentos e produtos do Empório Metropolitano, programa de incentivo ao empreendedorismo da Fundação de Ação Social (FAS).

continua após a publicidade

Neste ano, aproximadamente 160 produtores comercializarão uma variedade de itens, produzidos a partir de materiais criativos e com preços mais acessíveis do que os encontrados no comércio convencional. Neste período, as praças por onde circulam milhares de pessoas diariamente, terão novos atrativos turísticos, despertando o interesse dos curitibanos e das pessoas que visitam a cidade.

“Com as feiras nas praças estimulamos a geração de trabalho, com melhoria da renda das famílias, criamos um novo ambiente para o passeio e a diversão e contribuímos para a movimentação do turismo na cidade”, diz o prefeito Beto Richa.

Serão 57 barracas instaladas na feira da praça Osório e 20 na praça Santos Andrade. Os visitantes poderão encontrar ovos de chocolate, bombons recheados, trufas, estollens (pão com frutas), coelhos de chocolate, ovos de galinha pintados e recheados com amendoim, biscoitos decorados, ovos de cerâmica, bordados com motivos de Páscoa, artesanato em ráfia, juta, cestas de madeira, embalagens em formato de cenoura, coelhos de feltro e outros produtos.

continua após a publicidade

Os produtos da Feira de Páscoa foram aprovados por uma comissão especial integrada por representantes da Prefeitura e dos artesãos. A seleção foi feita com base em critérios como qualidade, acabamento e originalidade dos produtos. A presidente do Instituto Curitiba de Turismo, Juliana Almeida Vosnika, diz que o artesanato curitibano é um dos atrativos turísticos da cidade. “Curitiba é um pólo de referência em atividades culturais e nosso artesanato é reconhecido pela sua diversidade e qualidade. É mais um dos atrativos que movimentam o turismo na cidade”.

Realizada em parceria com a Secretaria Municipal do Abastecimento, a feira da Osório reunirá 100 artesãos e contará com uma praça de alimentação com comidas típicas, pastéis, crepe e derivados de milho e mel. O funcionamento, a partir de 28 de março, será de segunda-feira a sábado, das 10 às 21horas. No domingo, das 14 às 19 horas, incluindo o domingo de Páscoa (12).

continua após a publicidade

Na feira da praça Santos Andrade serão 20 barracas, com produtos artesanais e de alimentação, reunindo aproximadamente 60 artesãos. O funcionamento será de 29 de março a 11 de abril, de segunda-feira a sábado, das 10 às 20 horas.

As Feiras Especiais de Páscoa estão incluídas no Calendário Turístico de Eventos Anuais da cidade, organizado pelo Instituto Municipal de Turismo, e que inclui também as feiras de Natal, da Primavera e do Pinhão. Em cada um destes eventos, além de fortalecer as ações de turismo por meio do apelo que as feiras têm, a Prefeitura estimula a economia local, com geração de renda para os produtores.