Turistas que passam as férias em Guaratuba e os moradores da região vão ter a oportunidade de saborear os produtos típicos da agroindústria familiar. Será durante a Feira Sabores do Paraná que, depois de atender Matinhos, segue hoje para Guaratuba, onde fica até o dia 30.
Esta é a segunda edição do evento no município. São 56 agroindústrias que oferecem cerca de 1.000 produtos diferenciados como geleias, patês e doces; além de embutidos e defumados; queijos, vinhos e sucos; biscoitos e bolachas caseiras; massas congeladas e sorvetes; temperos, condimentos e pimentas.
Entre os destaques, estão também os deliciosos biscoitos de amendoim produzidos no município de Umuarama; os salames e cracóvias de Morretes; os doces e compotas Vovó Lola, de Mandaguari, que vão ser lançados na feira.
Outra delícia é o queijo asiago, de origem italiana com textura aerada e casca acetinada, fabricado em Marmeleiro. De acordo com a produtora Neli Osório, seu filho que trouxe a receita da Itália, onde esteve numa viagem oficial de troca de tecnologia de alimentos. Uma exposição de flores e artesanato rural também está na feira. De todos os expositores, 30% são da região litorânea.
Para Eder Dalla Pria, coordenador do Programa de Agroindústria Familiar Fábrica do Agricultor, da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, a expectativa é que, a exemplo do registrado em Matinhos, cerca de 25 mil visitantes estejam em Guaratuba. A feira acontece das 16h às 23h, até 30 de janeiro, no Ginásio de Esportes do Colégio Estadula 29 de Abril, Rua Nossa Senhora de Lourdes, 292.