Amantes e entusiastas de carros antigos estão com um prato cheio durante este final de semana. Trata-se do 1.º Encontro Nacional de Automóveis Antigos e Especiais de Curitiba. Ao todo são 400 máquinas em exposição. Dentre as raridades estão veículos da Plymouth, Ford, Chevrolet, Cadillac, Porsche, Mercedes Benz, Hot Rods e ainda carros nacionais que fizeram história, como um Galaxie Landau utilizado pelo papa João Paulo II, em 1980. O encontro está sendo realizado pelo grupo Elas – Clube Feminino de Automóveis Antigos do Paraná.

continua após a publicidade

Segundo a coordenadora, Glennys Dessler, há seis anos o grupo realiza encontros, mas essa é a primeira vez que uma exposição é realizada pelo Elas. “Fico extremamente feliz em ver que um tipo de exposição que é historicamente destinada ao público masculino está tendo receptividade e sucesso tremendos. É como uma vitória para o meu grupo, que é amante de carros antigos”, afirma.

De acordo com Jacobson Borowski, que também participou da organização do evento, os veículos expostos foram trazidos de outros estados exclusivamente para o encontro. “Temos carros vindos de Sorocaba (São Paulo), Joaçaba (Santa Catarina), Guarapuava (sul do Estado) e até mesmo do Rio Grande do Sul. Dentre as raridades, temos carros como o MG, Pontiac 1946, uma caminhonete da Dodge Brothers, Plymouth Barracuda, dentre outros. Conseguimos unir carros raros de várias partes do País em Curitiba”, diz.

Dentre as curiosidades do encontro está o Mini Dacon, carro nacional produzido entre 1982 e 1984. O carro tem apenas 2,65 metros. Há ainda o Smart Fortwo, que inaugurou o segmento de veículos urbanos. “O conceito para esse tipo de carro já existia naquela época. É incrível que um carro como o Mini Dacon se encaixe perfeitamente nos moldes desses veículos urbanos. O Dacon é perfeito para andar na cidade, assim como o atual Smart”, relaciona o proprietário do Mini Dacon, Ruy Pelini.

continua após a publicidade

O colecionador Luiz Antônio Folador contribuiu para a exposição com seu Chevrolet coupe 1941. “Tenho esse carro há 30 anos. Esse é um hobby que não dá trabalho algum, pelo contrário, dá prazer”, garante.

Ainda dá tempo de conferir as máquinas. A exposição fica aberta hoje das 10h às 20h, no centro de exposições do Parque Barigui. A entrada para o evento é um quilo de alimento não perecível ou R$ 5. Os alimentos arrecadados serão destinados a instituições sociais de Curitiba e o dinheiro da praça de alimentação será revertido aos projetos da Ação Social do Paraná (ASP).

continua após a publicidade