Walter Alves / GPP |
Centenas de alunos foram conferir os estandes em exposição no Jardim Botânico, em Curitiba. |
"Turismo é legal". "Meu tio já tinha falado desse curso". "Ainda não achei nada interessante". "Nem sabia que tinha tanto lugar para trabalhar". Essas frases anônimas foram captadas entre os estudantes que se espremiam em um dos estandes da 3.ª Feira de Profissões promovida pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). A feira, que começou ontem e segue até domingo, visa mostrar, através de exposições, palestras e visitas guiadas, os 69 cursos de graduação e profissionalizantes da instituição.
A proposta é orientar os estudantes na escolha do curso superior, diminuindo com isso a evasão, que hoje chega a 33%. A expectativa é que mais trinta mil visitem a feira. De acordo com o reitor da UFPR, Carlos Augusto Moreira Júnior, nas edições anteriores verificaram que 12% dos candidatos que se inscreveram no vestibular mudaram a opção do curso depois de passar pela feira.
"Isso demonstra a importância de se ter um contato anterior com o curso para definir a profissão", disse. Ele ressaltou que hoje "a cada 100 alunos que entram na universidade, 30 não recebem o diploma porque abandonam o curso antes da conclusão." Ele estima que no próximo ano já será possível verificar qual a influência da feira de profissões para diminuir a evasão na instituição.
Orientação
Nessa edição da feira foram montados 55 estandes com diversos cursos da UFPR, onde é possível assistir a vídeos, conhecer projetos e conversar com os acadêmicos e professores. Até domingo serão realizadas 95 palestras, além de 16 visitas guiadas, que passarão por unidades como laboratórios e Hospital de Clínicas. Uma das novidades nessa feira serão as atividades voltadas pra quem ainda está em dúvida sobre a profissão.
Duas psicólogas estarão realizando dinâmicas sobre orientação profissional, bem como auto-conhecimento, visando trabalhar a auto-estima e tranqüilidade durante os dias do vestibular.
Serviço: A 3.ª Feira de Profissões da UFPR acontece até domingo, das 8h às 18h, no Campus Jardim Botânico – Rua Lothário Meissner, 632.
Inscrições para o concurso
A estudante Cláudia Barbosa, de 16 anos, já escolheu a profissão que irá atuar. Será enfermeira, como a mãe. Cláudia comenta que estava em dúvida em seguir a tradição da família ou fazer Jornalismo. "Como gosto do que ela faz, decidi por enfermagem", falou. Ela foi à Feira de Profissões da UFPR para conhecer um pouco mais sobre a profissão que escolheu.
Assim como Cláudia, Priscila Kozakiewicz, de 17 anos, também já está decidida. Irá fazer o curso de Turismo, por gostar de se relacionar com as pessoas e viajar. "Sem dúvida a visita na feira contribuiu para poder escolher o que queria", diz.
As inscrições para o vestibular da UFPR começam amanhã. Os candidatos poderão se inscrever até dia 12 de setembro somente pela internet, através do site www.ufpr.br. O valor da inscrição é de R$ 75. Nessa edição do concurso vestibular os cursos de Matemática, Matemática Industrial e Estatística terão três fases, e os demais, duas fases, com provas dias 20 de novembro e 11 de dezembro. (RO)