Curitiba

Feira do Largo adotará o Programa Alimentos Seguros

A Feira de Artesanato do Largo da Ordem é a primeira do gênero do Brasil a adotar as boas práticas de manipulação do Programa Alimentos Seguros (PAS). Nesta terça-feira (1), os 81 permissionários das barraquinhas de alimentos do Largo deram o passo inicial para a conquista do certificado em uma palestra no auditório do Mercado de Orgânicos.

O encontro foi comandado pelos consultores do PAS Edelmiro Balado Duarte e Luana de Assis. Na palestra, os feirantes conheceram as normas do PAS e como ele será implementado na Feira do Largo.

O consultor também falou sobre a contaminação causada por perigos biológicos (bactérias), químicos (detergentes, água sanitária) e físicos (fios de cabelo, casca de ovo). Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 5 mil pessoas morrem a cada ano no Brasil por doenças transmitidas por alimentos contaminados.

Os donos das barracas e seus auxiliares também vão participar de treinamento de manipulação de alimentos. A programação prevê ainda que os consultores visitem as casas dos feirantes para analisar como é feita a produção dos alimentos, e as barracas, para ver como eles são armazenados. Em novembro, depois de obedecerem todas as exigências do programa, os participantes receberão o certificado. O documento será exigido para que o feirante consiga renovar o alvará para vender na Feira do Largo da Ordem.

Em 2010, o Instituto Municipal do Turismo deverá levar o Programa Alimentos Seguros para as feiras de artesanato de bairros e as de época realizadas das praças Santos Andrade e Osório (Páscoa, Primavera, Natal e Inverno).