A pedido do Sebrae no Paraná, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) vai desenvolver projeto de gerenciamento ambiental da Feira do Empreendedor 2008 no Paraná. O evento acontece de 14 a 17 de agosto no Centro de Exposições e Eventos de Londrina. O projeto vai envolver seis professores e 15 alunos dos cursos de Engenharia Ambiental e Controle Ambiental da UTFPR – Campus de Londrina.
Segundo o chefe do Departamento de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR, Paulo de Tarso Carvalho, o grupo vai atuar em quatro grandes frentes: redução na produção de resíduos destinação correta do lixo produzido, ações educativas e neutralização do monóxido de carbono emitido pelos veículos envolvidos com o evento.
O objetivo, segundo o professor, é reduzir o consumo de água e energia elétrica, coletar adequadamente o óleo de fritura da praça de alimentação e eliminar o desperdício de papel. Paulo de Tarso afirma que cartazes vão tentar sensibilizar o público ? são esperados 12 mil visitantes de todo o Paraná ? a adotar um comportamento ambientalmente correto.
Uma cartilha será distribuída entre os expositores com atitudes que impactam menos o meio ambiente, como o uso de material reciclável. E, por exemplo, a utilização de lâmpadas fluorescentes, em vez das incandescentes.
?Respeito com o meio ambiente é uma questão de atitude?, afirma o professor da UTFPR. ?A questão ambiental ainda está sendo tratada muito em cima da lei e da fiscalização?, avalia. ?É preciso que, independente disso, cada um faça a sua parte.?
O grupo da UTFPR vai monitorar movimentação de veículos e, com isso, calcular a quantidade de monóxido de carbono que terá sido emitido por ônibus ? são esperadas 200 caravanas de todas as regiões do Estado ? e veículos particulares. Com as informações, será feito o plantio de um número de mudas de árvores capaz de neutralizar a quantidade de carbono expelida na natureza.
O local e as espécies de árvores, afirma Paulo de Tarso, serão estudados ? provavelmente, o plantio se dará nas próprias imediações do Centro de Eventos, na zona sul de Londrina, onde existem muitas chácaras, propriedades agrícolas e grandes condomínios residenciais.
Para o presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Londrina (Consema), engenheiro Fernando de Barros, a iniciativa da Feira do Empreendedor é ?bem-vinda, necessária e indispensável?, mas é preciso, segundo ele, que o setor empresarial como um todo se conscientize sobre a questão ambiental. ?Antes de compensar, é preciso reduzir a emissão de poluentes?, pontua Barros.
Na opinião do gerente da Regional Norte do Sebrae/PR em Londrina Heverson Feliciano, a proposta empresarial moderna é fazer a economia crescer, sim, mas com responsabilidade social. ?Adotar práticas como essa na Feira do Empreendedor não é questão de modismo, mas de sustentabilidade dos negócios?, afirma Feliciano. ?O momento atual está forçando todos a agirem de maneira responsável com a vida humana.?