Através de exame parcial de urina pode-se saber se está no grupo de risco de doença renal. Os exames são feitos na Feira de Serviços e Cidadania, na Praça Nossa Senhora da Salete, no Centro Cívico, até quinta-feira.
Com a identificação precoce, o paciente tem condições de iniciar tratamento e reduzir as complicações da doença. Os exames são da Fundação Pró-Renal, entidade sem fins lucrativos que atua na pesquisa, prevenção e ajuda a pacientes no tratamento da insuficiência renal.
A enfermeira e coordenadora do setor de prevenção da entidade, Ruth da Silva Pimenta, comenta que os exames na feira são priorizados para diabéticos, hipertensos e cardíacos, que estão no grupo de risco. ?Isso não significa que as demais não tenham tendência à doença. Todos precisamos prevenir?, disse.
Como as doenças renais não apresentam sintomas, muitas pessoas nem sabem que estão com o problema. Porém, alterações podem indicar a doença: inchaço nos olhos, pés ou pernas; pressão alta; rosto pálido; sonolência e cansaço excessivos; mudança da coloração, cheiro e freqüência da urina. Entre as medidas preventivas, destaca, o controle do consumo de açúcar e sal, a prática de exercícios físicos e o aumento do consumo de água.