Feira de saúde no parque Bacacheri neste sábado

A Prefeitura vai aproveitar o Dia Nacional de Combate à Dengue, nesse sábado (20), para promover uma grande feira de promoção da saúde integral e prevenção de doenças. O evento acontecerá no Parque Bacacheri, próximo à Rua da Cidadania do Boa Vista, das 9h às 17h. A coordenação é do Programa de Controle da Dengue da Secretaria Municipal da Saúde.

Durante todo o dia acontecerão atividades culturais, de lazer, meio ambiente e saúde. “Sob o pretexto e falar da necessidade da prevenção à dengue e manter a população mobilizada, pretendemos atrair a atenção de crianças, adolescentes, adultos jovens e idosos para outros assuntos que também têm repercussão sobre a saúde e a qualidade de vida”, diz a secretária municipal da Saúde, Eliane Chomatas.

Além de conferir as performances e mostras de trabalhos criados pelos idosos participantes da gincana Agente Master Contra a Dengue e as crianças das escolas da Regional Boa Vista sobre a prevenção à doença, o público também poderá fazer exames e avaliações de saúde. Aferição dos níveis de glicemia, colesterol, pressão arterial e avaliação nutricional serão oferecidos gratuitamente.

As crianças poderão brincar com os jogos gigantes, cama elástica e brinquedos infláveis e, assim como os adolescentes, conhecer os ônibus dos programas Cárie Zero e Adolescente Saudável. Os pais e outros responsáveis também não poderão deixar de levá-las para conhecer a maquete educativa da dengue – que ensina a identificar situações de risco para o aparecimento de focos do mosquito Aedes aegypti – e participar dos jogos e brincadeiras educativas referentes ao trabalho de combate ao inseto.

Quem quiser, poderá voltar para casa com mudas de plantas. Para evitar o surgimento de focos do mosquito, elas deverão der transplantadas para vasos que não acumulem água. Para isso, os responsáveis pelo plantio deverão colocar terra nos pratinhos, para absorver o excesso de água colocado regularmente na planta, ou dispensá-los. O motivo desse cuidado é que os ovos do mosquito se desenvolvem em água limpa e parada.

Na véspera do encerramento da quarta etapa do Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), que pesquisa a ocorrência de focos do inseto, Curitiba segue com 62 focos localizados e destruídos ao longo do ano e – feito raro no Brasil – sem registrar casos locais da doença. Até agora foram confirmados 67 casos importados, referentes a moradores que se contaminaram fora da cidade. “Queremos continuar assim e para isso, cada vez mais, precisamos da parceria da população”, frisa a Secretária.

Serviço:

Dia D Contra a Dengue
Dia 20 de novembro (sábado)
Das 9h às 17h
No Parque Bacacheri (ao lado do BIG Boa Vista, acesso pela Rua Paulo Nadolny)