A Feira Sabores do Paraná, realizada há oito anos no Parque Barigui, em Curitiba, está se consolidando como referência para atacadistas, que estão ampliando as oportunidades de negócios para os agricultores familiares paranaenses. Entre vendas diretas e negócios realizados com atacadistas e redes de supermercados, o faturamento da oitava edição do evento atingiu R$ 2,5 milhões, superando em 10% o resultado do ano passado.
?Chamou a atenção o crescimento de 60% nas vendas diretas de produtos ao consumidor, que passou de R$ 625 mil no ano passado para quase R$ 1 milhão este ano?, informou o coordenador do Programa Agroindústria Familiar e da Feira Sabores do Paraná, Abdel Naser. Os campeões de venda foram os queijos e embutidos.
A feira foi encerrada no domingo (15), com o público recorde de 15 mil visitantes entre o sábado e o domingo. Nos quatro dias, foi contabilizada a presença de 30 mil visitantes, um aumento de 15,4% sobre o público que visitou a feira no ano passado, que foi de 26 mil pessoas.
Para o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, a Feira Sabores está proporcionando um crescimento das alternativas de mercado e de comercialização para os agricultores familiares. Segundo o secretário, o programa da Agroindústria Familiar, que já orienta tecnicamente cerca de 500 agroindústrias familiares para se integrar ao mercado, pretende dobrar o atendimento este ano.
Esses produtores estão sendo treinados pelo Instituto Emater e pelo Tecpar, para obter o selo de qualidade com a marca Paraná, que favorece o avanço de seus empreendimentos no mercado, disse o secretário.
O público visitante demonstrou surpresa com o nível de qualidade, apresentação e diversidade dos produtos. O agricultor familiar integrado à Feira Sabores já aprendeu a fazer o seu marketing, disse Naser. Muitos já estão equipados com banners, folders e complementos como aventais para divulgar melhor a marca de suas agroindústrias.
O preço dos produtos também estava atrativo, o que pode ser comprovado no aumento das vendas diretas, disse Naser. ?Mas o público sabe diferenciar e valorizar mais um alimento que não é produzido em escala industrial?, acrescentou.
Para o agricultor familiar, a feira já está funcionando como laboratório para lançamento de produtos e também para definição da linha de produção. Segundo Naser, à exemplo das grandes empresas que procuram o mercado de Curitiba para lançamento de seus produtos, os agricultores familiares do Paraná também perceberam que a Feira Sabores é um excelente mercado para testar seus produtos.
Naser citou como exemplo o aumento de novos produtos derivados de soja à venda e também a venda de caldo de cana em pó. Outra percepção do agricultor familiar ? apontou ? foi a fidelização do consumidor. Muitos procuraram fornecedores de anos anteriores para comprar os mesmos produtos. Outra avaliação, é que a feira está se constituindo num importante intercâmbio entre os produtores. ?Agora é comum um agricultor opinar sobre o produto do outro, troca de receitas, relação que resulta no enriquecimento do produto final?, disse.