Começou ontem e prossegue até o dia 7 de julho a já tradicional Exposição-Feira de Canários de Cor e Porte, que este ano comemora os 50 anos de fundação da Sociedade Paranaense de Canaricultura e Ornitologia (SPCO). Funcionando nos dias úteis em horário comercial e aos domingos e feriados entre 10h e 20h, o evento está sendo promovido no pavilhão de exposições da entidade, na Rua Trajano Reis, 519, centro de Curitiba, a duas quadras do Shopping Mueller.

Durante esse período, milhares de canários produzidos na safra de 2002 estarão abertos à visitação pública, proporcionando oportunidade de troca de matrizes entre criadores de todo o Brasil e chances a quem estiver interessado em ingressar na ornitologia. Motivo de anos de estudos dos geneticistas internacionais, as principais vedetes desta exposição do cinqüentenário da canaricultura paranaense serão as novas linhas de canários que vieram engrossar a já vasta gama de tipos e cores: os eumo, ônix e possivelmente o canário negro (resultado de cruzamentos experimentais entre o canário verde e o canário azul).

Campeonato

Entre o fim de maio e o começo de junho, a SPCO promoveu o Campeonato Paranaense de Ornitologia de 2003, selecionando os canários que integrarão as equipes do Paraná ao campeonato brasileiro, a ser disputado em Florianópolis (SC), entre os dias 3 e 13 de julho próximo.

Durante a competição, que envolveu centenas de canários selecionados, as aves foram julgadas pelos juízes João Francisco Basile, Amaury Jorge Carvalho e Marcelo Villanova Martins, integrantes dos quadros da Federação Ornitológica Brasileira. Até pouco antes do embarque da equipe à capital catarinense, todos os canários campeões e vice-campeões paranaenses estarão participando da exposição do cinqüentenário.

continua após a publicidade

continua após a publicidade