Foto: Aliocha Maurício/O Estado |
Projeto tem como objetivo ser um local de visitação, especialmente de estudantes. continua após a publicidade |
As crianças e os adolescentes de Curitiba e região podem, a partir de agora, aprender na prática as noções principais de educação ambiental. O Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná (UFPR) inaugurou ontem a Trilha da Floresta, dentro do campus do Jardim Botânico. São 750 metros de mata, formada por diversas espécies, mas cuja grande atração são as emblemáticas araucárias, símbolo maior do Paraná.
O projeto desenvolvido pelo Programa de Ensino Tutorial, formado por alunos do curso de Engenharia Florestal, tem como objetivo ser um local de visitação especialmente de estudantes. ?Queremos que eles sintam a natureza. Saindo da teoria, eles podem criar uma consciência maior da importância da preservação do meio ambiente?, diz a estudante Milena Marmentini de Oliveira. Ela e os onze colegas de PET serão os responsáveis iniciais pelo monitoramento dos visitantes e estão treinados para auxiliar no despertar de novas sensações nos visitantes. ?Vamos trabalhar a questão sensorial, vendando os olhos das pessoas em determinados momentos para que agucem o olfato e o tato, sentindo o ambiente profundamente?, explica. Cada aluno também receberá um folheto informativo contando um pouco da história do local.
A exuberância do espaço, no entanto, não será exclusividade dos mais jovens. Segundo o tutor do PET, Antônio Higa, além das visitas monitoradas, que podem ser pré-agendadas pelo número (41) 3360-4282, a trilha também estará disponível a visitantes independentes, mostrando-se um local democrático. ?Todo o local é bem sinalizado e tem placas informativas sobre cada espécie. A trilha é um espaço de aprendizado para todos?, diz.