O presidente da Federação Paranaense de Bodyboard, Stéfano Triska, um dos idealizadores do programa de educação ambiental “A Onda É Preservar”, desenvolvido em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, disse que a Federação irá incorporar em suas atividades o projeto Dunas e Restinga da Associação de Surf de Guaratuba (ASG).
Ele participou das ações neste final de semana, em comemoração a um ano de projeto. “O trabalho da Associação de Guaratuba é fantástico e a idéia é levar este projeto para os demais municípios litorâneos. Pontal do Paraná, por exemplo, necessita urgentemente de ações de proteção da restinga”, afirmou.
Stéfano disse que a Federação já está conversando com a Associação de Guaratuba para que os envolvidos no projeto possam supervisionar e orientar o início das ações.
“Vamos buscar a sustentabilidade da proposta com o apoio de parceiros para sua manutenção. Os surfistas de Guaratuba abraçaram o projeto e nós faremos o mesmo, contando com o apoio desta nova geração, que se importa cada vez mais com a preservação do nosso litoral”, enfatizou.
Segundo a coordenadora do Programa Nossa Praia e Limpeza do IAP, Adriana Ferreira, o trabalho com a Federação de Bodyboard e com a Associação de Surf de Guaratuba comprova que as parcerias rendem bons resultados e devem ter continuidade mesmo fora da temporada de verão. “Nosso objetivo é caminhar cada vez mais junto com pessoas de boa vontade que possam proporcionar melhorias ao meio ambiente paranaense”, afirmou.