Curitiba, que nasceu ao redor da sua padroeira, já está se preparando para celebrar o Dia de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, que é comemorado amanhã. Além de missas e momentos de louvor durante todo o dia, haverá a coroação de Nossa Senhora, cuja celebração será presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Moacyr José Vitti.
A história da santa se confunde com a história da capital. De acordo com pároco da Catedral de Curitiba, padre Pedro Vilson de Souza Filho, a devoção à Nossa Senhora da Luz começou em Portugal no início do século XVII e, anos mais tarde, chegou ao Brasil. Em Curitiba, uma pequena imagem da santa foi trazida pelos fundadores da cidade. Hoje essa imagem faz parte do acervo do Museu Paranaense. Atualmente uma terceira réplica da santa, construída no século XIX, está exposta no altar da catedral.
De acordo com o pároco, a devoção à santa também foi importante para a criação da diocese. ?Quando nasceu como vila, Curitiba ainda estava subordinada à diocese de São Paulo. No século XIX foi criada a diocese de Curitiba e a igreja que abrigava a santa se tornou a catedral diocesana?, lembra padre Pedro. E essa devoção continua viva até hoje. Prova disso é o número de visitantes que passam pela igreja todos os dias, que atinge uma média de três mil pessoas.
A dona-de-casa Halina Vanda Kalegarim se emociona ao falar de Nossa Senhora da Luz, considerada por ela uma mãe presente na vida de toda a família. ?Eu sempre peço que ela me pegue no colo, me aperte no seu coração, me cubra com seu manto e não nos deixe na escuridão?, disse. Halina, que vai todos os dia à igreja rezar o terço e participar das missas, conta que a santa sempre esteve presente nos momentos mais importantes da sua vida, como o batismo e o casamento dos filhos e netos.
A estudante Débora Guetter também é devota de Nossa Senhora da Luz e diz que, sempre que pode, passa na catedral para fazer orações. ?Para mim ela é uma mãe que conforta?, diz. O marceneiro Moacir Moreira da Silva conta que já recebeu diversas graças por intercessão da santa, e sempre agradece. ?Peço e sempre lembro de agradecer. É como numa relação com uma mãe?, falou.