Fazendinha ganha parque e recebe mutirão

A Prefeitura de Curitiba deu início ontem às obras de implantação do Parque Cambuí, nova área de preservação ambiental e de lazer no bairro Fazendinha. O parque fica próximo à Rua da Cidadania Fazendinha, na Rua Carlos Klemtz. A largada aconteceu durante o Mutirão da Cidadania do Portão, que nesta semana levará obras e serviços de todas as áreas da administração municipal aos bairros da região.  

Com mais de 100 mil metros quadrados, o Parque Cambuí faz parte do Plano de Revitalização da Bacia do Rio Barigüi, o Viva Barigüi, lançado em março deste ano. É o décimo oitavo parque de Curitiba e o quarto às margens do Rio Barigüi. O nome é uma referência à cambuí, espécie de árvore nativa característica de regiões de várzea e também presente na área do novo parque.

O acesso principal ao parque será pela Rua Carlos Klemtz, próximo à Rua da Cidadania Fazendinha. O parque terá um circuito de caminhada de 1,7 mil metros, iluminação, uma praça central e 100 vagas para estacionamento. Sobre o lago natural existente na área será construída uma passarela de 1,3 mil metros, com iluminação especial. Na área do novo parque, que preserva uma faixa úmida e de mata ciliar, biólogos do Museu de História Natural de Curitiba encontraram cinco espécies de aves migratórias e outras 40 espécies naturais da região, como jaçanã, frango d?água e saracura.

A área do Fazendinha fará parte do parque linear do Barigüi, previsto dentro do Viva Barigüi. ?O parque linear será consolidado gradativamente, com obras de infra-estrutura que interligarão parques, bosques e áreas de lazer já existentes com novas unidades de conservação, que serão instaladas?, diz o secretário municipal do Meio Ambiente, José Antônio Andreguetto.

De acordo com o prefeito Beto Richa, o mutirão começou em 2006 e já passou pelas nove administrações regionais da Prefeitura, entrando agora, na segunda fase. ?O mutirão é um programa que vem ao encontro dos anseios da comunidade, pois são os próprios moradores que definem as prioridades e melhorias que desejam para o seu bairro?, disse.

Ao longo da semana, 130 máquinas e 270 operários da Prefeitura trabalharão nas regiões do Novo Mundo, Portão e Fazendinha para pavimentar mais de 1 mil metros de ruas e 3 mil metros de calçadas. Entre as obras programadas para a Regional Portão estão a construção de uma ponte entre as Ruas Elias Karan com Leonino Santos Reis. Além das obras, o mutirão oferecerá serviços à comunidade no sábado e domingo próximos, na Avenida da República, ao lado do Shopping Popular, no bairro Capão Raso.

Novos parques

A Prefeitura tem previsão orçamentária para implantar outra unidade de conservação dentro dos propósitos do Viva Barigüi, em 2008. A área fica às margens do córrego Campo de Santana, no encontro com o Rio Barigüi. Outro mecanismo de preservação, além de parques públicos, é a implantação de unidades de conservação particulares, as Reservas Particulares do Patrimônio Natural Municipal (RPPNM). Nos próximos meses, a Bacia do Bargüi deve ganhar mais uma RPPNM.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo