A resolução também prevê que estes estabelecimentos comerciais tenham um programa – software para geração do arquivo XML, linguagem de marcação definida como padrão de transmissão de informações do SNGPC – capaz de fazer o controle eletrônico desses produtos.
?Isso possibilitará que os serviços de Vigilância Sanitária controlem as movimentações de entrada e saída dos medicamentos para evitar abusos e irregularidades?, disse a chefe do Departamento de Vigilância Sanitária / DEVS, Suely Vidigal.
O gestor técnico do novo sistema, na Secretaria de Estado da Saúde, é José Dalvo Merci, que credenciará os técnicos das vigilâncias sanitárias que terão acesso aos relatórios gerados pelo Sistema e atuarão com base nos dados cadastrados.
Enquanto o sistema ainda não está em operação e o credenciamento dos responsáveis técnicos junto à ANVISA está andamento, os responsáveis pelos serviços de vigilância sanitária deverão manter a prática anterior, de balancetes e de preenchimento em livros sobre a movimentação comercial dos medicamentos e substâncias controladas.
SERVIÇO
Maiores informações www.anvisa.gov.br/hotsite/cd_sngpc . Dúvidas sobre este sistema devem ser encaminhadas para desenvolvedores.sngpc.gov.br