Caçadores de notícias

Famílias esperam por transferência pra conjunto

A expectativa de morar em uma casa nova e regularizada brilha nos olhos de casa Elizângela da Silva Erdmann, de 36 anos. Ela, o marido Reinaldo e quatro filhos formam uma das 117 famílias que vivem nas margens do Rio Atuba, no Bairro Alto, que devem ser transferidas ainda este ano para o conjunto habitacional Moradias Jardim Alegre, no Santa Cândida.

A pequena distância do rio, que passa a poucos metros de uma das paredes da pequena residência, deixa claro que a área é de risco. Mas a situação da família de Elizângela já foi ainda pior. Há dois anos, ela foi despejada de uma casa ainda mais ameaçada pela água, onde morou por mais de uma década, e instalada provisoriamente no novo endereço pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab).

Marco Andre Lima
Casas serão desocupadas.

Apesar de mais seguro, o endereço atual ainda está longe de ser apropriado. “Aqui nunca entrou água do rio. O problema é a água da chuva, que desce da rua e alaga tudo”, conta Elizângela. Além da correnteza do Atuba no quintal, a família convive com muito lixo.

Depois de toda uma vida sem a segurança de um imóvel próprio e regularizado, Elizângela está ansiosa pela mudança para um lar definitivo. “O sentimento é de esperança. Agora, de lá ninguém me tira”, comemora. A nova casa, com água encanada e rua asfaltada, não será de graça. “A prestação deve ser de uns R$ 60. É baratinho”, avalia.

Algumas famílias preferem esperar um pouco mais pela mudança. “Pedi para mudar com o próximo grupo, no ano que vem. É por causa das crianças, que ficariam longe da escola”, diz Maria Luiza dos Santos, 60, que mora às margens do rio com oito netos.

Segundo a Cohab, 415 famílias que vivem nas vilas Higienópolis e Paraíso serão reassentadas. Já foram transferidas 173 famílias e das 242 unidades que faltam para completar a ocupação do empreendimento, 117 estão em obras, enquanto 125 estão em processo de licitação.

Marco Andre Lima
Escola vai adiar mudança de Maria Luiza.
Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna