A tranquilidade da chácara onde mora a família de Roseli Amaral da Silva deu lugar ao desespero nos últimos tempos. A casa deles está exatamente embaixo dos galhos de um pinheiro, mas o tronco está plantado em outro terreno que ninguém da vizinhança do bairro Walfrido do Rosário, em Colombo, sabe a quem pertence.
“São meses que eu corro atrás das autoridades para darem uma solução, mas até agora não consegui nada. Pois de um lado tem a lei que proíbe o corte de pinheiro e do outro tem o mistério sobre o proprietário do terreno onde foi plantada a árvore”, explica Roseli. Com dois filhos pequenos, ela tem fugido de casa toda vez que o vento balança a árvore. “Se cair um galho desses na casa, pode matar alguém. Toda vez que venta forte, o jeito é correr para a churrasqueira, pois as coisas na casa podem quebrar, mas meus filhos, não”.
Defesa Civil
De acordo com a assessoria de imprensa do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), a saída para situações como a da família de Roseli é acionar a Defesa Civil. Somente de posse do laudo da Defesa Civil que os bombeiros podem realizar a poda caso seja confirmado o risco.