Família + 10 terá cúpula mundial no fim de semana

Curitiba sedia, no próximo final de semana, a reunião de lançamento das conferências regionais da Cúpula Mundial da Família +10, comemorativa ao décimo aniversário do Ano Internacional da Família, 1994. O evento é administrado pela Organização Mundial da Família (OMF), ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), e pretende construir uma agenda para ser discutida nas conferências, onde surgirá um relatório para ser debatido na cúpula em novembro de 2004, em Paris, França.

A primeira conferência regional acontece em outubro próximo, no México, contando com a participação dos países da América Latina e Caribe. A presidente da OMF, a brasileira Deisi Noeli Weber Kusztra, explicou que a organização surgiu em 1947, no pós-guerra. O objetivo era reunir as famílias separadas pela guerra e apresentar propostas de desenvolvimento para a reconstrução da Europa. Inicialmente a organização contava com a participação de 27 países. A única fundadora da OMF ainda viva é a grega Helene Zographos. Ela já está em Curitiba e participará do evento que acontecerá no Parque Barigüi.

Deisi salientou que a família é a única possibilidade viável de transmissão de culturas, tradições, religiões, e principalmente paz. Ela explicou que o encontro servirá para debater os avanços alcançados desde 1994. “Queremos criar um conceito global para o desenvolvimento através da família, mas nunca esquecendo das realidades e das formas de organização das famílias de diversos modos em todo o mundo”, salientou, colocando a posição da OMF, que encara e aceita a família nas diversas concepções como ela aparece no planeta. “O muçulmano por exemplo é poligâmico, já o ocidental é monogâmico. As famílias são compostas de formas diferentes, temos sempre que levar em consideração essas diferenças para se criar um modelo de desenvolvimento”, assinalou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo