Moradores de São José dos Pinhais passaram a madrugada de ontem na fila para conseguir vaga em uma das creches do município. A procura maior era pelos maternais I e II, mas a instituição já opera com capacidade máxima tanto nessas categorias quanto na pré-escola, o que tornou a espera de muita gente inútil. O motivo de os pais terem passado a noite esperando pela abertura da creche Sossego da Mamãe eram as 33 novas vagas prometidas para a última quarta-feira do mês, quando o município abria os centros de educação infantil para novas matrículas. No entanto, as mesmas foram ocupadas rapidamente.
Quem decidiu ficar na fila teve de ter paciência. Os moradores reclamavam que toda vez é a mesma coisa: muita espera e a possibilidade de sair sem conseguir o que buscavam. Pais e mães ficaram no local ainda durante a manhã, arriscando um atraso no trabalho. Mesmo assim, boa parte das pessoas deixou o local sem garantir uma vaga para os filhos.
Segundo a professora Elza Aparecida da Silva, na Sossego da Mamãe, que atende a população do Jardim Cruzeiro, o que sobrou apenas foram duas vagas para o berçário. ?Estamos com 213 crianças, duas a mais que o limite da capacidade?, diz. Para ela, a espera ao longo da noite era desnecessária. ?Os pais sabiam que tínhamos poucas vagas e que logo novas salas de aula serão inauguradas, aumentando a capacidade da creche. Se esperaram até agora, por que não poderiam aguardar um pouco mais??, questionava.
A alternativa sugerida pelo secretário municipal de Educação, Imar Augusto, é que nesse meio-tempo as pessoas procurem as creches dos bairros adjacentes, Quissisana e Costeira. Ele garante que não será necessário esperar mais pela última quarta-feira do mês para fazer a matrícula, conforme era estabelecido pelo município: ?A partir da segunda quinzena de março, todo dia vai ser dia de matrícula. Mães e pais poderão passar nas creches e, existindo a vaga, matricular seus filhos a qualquer momento?, avisa.
Segundo o secretário, somente este mês a Prefeitura de São José dos Pinhais abriu 700 novas vagas nas 30 creches municipais; filas como na Sossego da Mamãe teriam se formado apenas em quatro delas. ?Mas especificamente nesta unidade estamos ampliando a capacidade em 120 vagas, com mais seis salas de aula?, informa. O secretário estima que a ampliação seja concluída dentro de 90 dias.