Onde deixar os filhos pequenos no momento de ir para o trabalho? Esse é um problema que aflige grande parte dos moradores do Jardim Amélia, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O bairro, que tem 14 mil habitantes, possui apenas uma creche pública. Trata-se do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Preparando o Futuro, que está com a capacidade de atendimento esgotada. Mas os moradores da região acham pouco perante a quantidade de pessoas que vivem no local.
?É um absurdo um bairro tão grande ter só uma creche. Há um ano tento matricular minha filha de 2 anos e meio, e sempre ouço a mesma resposta: não há vagas. Minha sorte é que não tenho horário fixo de trabalho e muitas vezes posso ficar em casa com a menina. Quando preciso realizar algum atendimento, tenho que deixá-la com a minha mãe ou levá-la comigo, o que não considero adequado?, afirma o projetista Josué Valério.
O mesmo problema é verificado com o neto de 3 anos da operadora de máquinas Antônia Borges. Desde que o garoto nasceu, sua mãe batalha para matriculá-lo na creche. Como faltam vagas, o menino passa o dia na casa da avó. ?Minha filha trabalha das 8h às 18h e não tem com quem deixá-lo. Como estou desempregada, acabo ficando com ele?, diz. ?Tento fazer o melhor. Brinco e até assisto desenhos na televisão. Porém, sei que passar o dia inteiro comigo não é o mais adequado para o meu neto. Ele deveria estar na creche, aprendendo coisas novas e desfrutando da companhia de outras crianças.?
Outra pessoa que já há algum tempo tenta uma vaga para o neto é a dona de casa Rosalina de Lima. No momento, a criança de 5 anos está sendo levada para uma creche particular. Porém, o pagamento da instituição resulta em sacrifícios para a família.
Secretaria
A secretária municipal de Educação de Pinhais, Lizete Brudeck Cordeiro, se diz ciente do problema e informa que algumas medidas já estão sendo tomadas para resolvê-lo. Segundo ela, já está em fase de licitação um projeto que prevê a ampliação do CMEI Preparando o Futuro. O local atende 145 crianças, devendo ter capacidade para mais trinta. A previsão é de que as obras sejam realizadas até junho. ?Também estamos estudando a possibilidade de construir uma nova creche para atender a população do Jardim Amélia. Porém, isto só será possível com o orçamento de 2008?, declara.