Estão faltando kits para realização de exames de dengue no Paraná. A informação é da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Londrina. De acordo com o órgão, 726 casos notificados na cidade não poderão passar pelo teste de confirmação esta semana por conta do atraso no envio dos kits, que é feito pelo Ministério da Saúde.
O número de casos de dengue em Londrina vem crescendo a cada semana. No total, foram confirmados 413 casos na cidade neste ano. Só na semana passada foram 56 novos casos. Porém, de acordo com a vigilância, novas confirmações só poderão ser feitas se os kits para realização dos exames chegarem à cidade.
A gerente de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Londrina, Sônia Fernandes, disse que o número de casos deverá aumentar de 20% a 30% assim que os exames possam ser feitos. ?Não é a primeira vez que acontece o atraso. Eles estão vindo de forma irregular?, informou.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou que os kits estão chegando em quantidade menor do que o habitual, porém não informou qual seria o número correto. Segundo a Sesa, por conta da falta, o Estado está priorizando os locais onde não houve aumento de casos confirmados de dengue nos últimos meses. A Sesa informou ainda que 175 kits já foram solicitados ao Ministério da Saúde para serem entregues ainda neste mês, o que daria para examinar 16 mil amostras.
A reportagem de O Estado entrou em contato com o Ministério da Saúde, mas a assessoria do órgão não informou sua posição até o fechamento da edição.
Em todo o Paraná, já foram confirmados 8.507 casos de dengue. Desses 8.507, 8109 são autóctones (adquiridos dentro do Estado). Ainda há 21.661 suspeitas.