Faltam kits para exames de dengue no Paraná

Estão faltando kits para realização de exames de dengue no Paraná. A informação é da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Londrina. De acordo com o órgão, 726 casos notificados na cidade não poderão passar pelo teste de confirmação esta semana por conta do atraso no envio dos kits, que é feito pelo Ministério da Saúde.

O número de casos de dengue em Londrina vem crescendo a cada semana. No total, foram confirmados 413 casos na cidade neste ano. Só na semana passada foram 56 novos casos. Porém, de acordo com a vigilância, novas confirmações só poderão ser feitas se os kits para realização dos exames chegarem à cidade.

A gerente de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Londrina, Sônia Fernandes, disse que o número de casos deverá aumentar de 20% a 30% assim que os exames possam ser feitos. ?Não é a primeira vez que acontece o atraso. Eles estão vindo de forma irregular?, informou.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou que os kits estão chegando em quantidade menor do que o habitual, porém não informou qual seria o número correto. Segundo a Sesa, por conta da falta, o Estado está priorizando os locais onde não houve aumento de casos confirmados de dengue nos últimos meses. A Sesa informou ainda que 175 kits já foram solicitados ao Ministério da Saúde para serem entregues ainda neste mês, o que daria para examinar 16 mil amostras.

A reportagem de O Estado entrou em contato com o Ministério da Saúde, mas a assessoria do órgão não informou sua posição até o fechamento da edição.

Em todo o Paraná, já foram confirmados 8.507 casos de dengue. Desses 8.507, 8109 são autóctones (adquiridos dentro do Estado). Ainda há 21.661 suspeitas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo