O diretor do Núcleo Regional de Educação de Umuarama, no noroeste do Paraná, garantiu que, a partir da segunda quinzena de maio, o problema com a falta de funcionários para serviços gerais nas escolas estaduais da região deverá ser solucionado. Isso porque o Núcleo Regional de Educação de Umuarama contratará 33 novos funcionários.
José Guilherme Oliveira revelou que a falta de contratações somada às aposentadorias e pedidos de dispensa de diversos funcionários deixou quase todas as 23 escolas do município com defasagem no número de servidores para limpeza, segurança, portaria e cozinha das escolas. A situação mais grave é na Escola Parque San Remo, onde alunos e professores estão tendo de ajudar na merenda e limpeza do local. Segundo a diretora da escola, Célia Biasuz, a instituição já trabalhava no limite ano passado, quando tinha cinco funcionários. Mas, neste ano, duas foram embora, uma se aposentou e o porteiro está de licença médica.
Assim, para garantir um nível mínimo de higiene (a escola não tem faxineiras), até os alunos estão ajudando na limpeza das salas de aula. No refeitório, professoras, pedagoga, a própria diretora e o vice-diretor dividem as tarefas de preparar os alimentos, servir os alunos e lavar a louça. ?Para muitas crianças, a merenda é a única refeição do dia. Não há como deixar de servir?, argumentou a diretora, explicando porque a escola optou em diminuir os períodos de aula e as atividades pedagógicas para dar atenção à refeição.
O diretor do núcleo revelou que a Secretaria de Estado da Educação (Seed) já autorizou a contratação de novos servidores e que o concurso até já foi realizado. Ele disse que a efetivação dos aprovados está atrasada por problemas burocráticos referentes ao concurso, mas que o pessoal deve começar a ser chamado dentro de duas ou três semanas.