Embora para Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) a Rua Antônio Schiebel, no Boqueirão, tenha passado por grande revitalização no ano passado, com direito a pavimentação, pintura de sinalização vertical (placas) e horizontal (faixas), para quem vive na região as ações ainda não são suficientes para garantir segurança no trânsito. O intenso tráfego de caminhões e carros, não só intimidam os ciclistas e pedestres, mas também revela cruzamentos como na Rua das Carmelitas, onde o risco de colisão é constante.
O servidor público federal Antonio Leopoldo dos Santos Neto, que mora há 22 anos na região, diz que passou anos e anos batalhando pela urbanização da rua e, mesmo assim, a resposta do poder público se deu a conta gotas. “Cansei de ligar no 156 ou ir atrás da prefeitura para que a rua ficasse segura. Somente no ano passado colocaram asfalto casca de ovo, que já está com problemas, e lombada na esquina com a Carmelitas. Entretanto, consideram que o cruzamento não precisa de semáforos, mesmo tendo várias escolas por perto”, critica.
A buzina é o principal artifício dos motoristas de automóveis e caminhões para garantir a passagem pelo trecho. A mesma dificuldade é enfrentada pelas linhas de ônibus Iguape II e Interbairros III que circulam por lá. Nesta disputa entre os veículos, pedestres e ciclistas padecem para atravessar as ruas. “Já fiquei mais de meia hora esperando a vez para passar com a bicicleta”, conta a operadora de caixa, Ketlyn Carla Pereira Colaço.
Escala
A Setran considera suficiente o trabalho de sinalização realizado no ano passado, mas a assessoria de imprensa informou que a região está dentro da escala de trabalho de revisão das obras. Sendo assim, novas melhorias poderão ser incluídas.