Os números da Polícia Rodoviária Federal (PRF) sobre os registros de acidentes no Contorno Sul, que liga as BRs-277 e 376, comprovam que a falta de manutenção naquele trecho está trazendo prejuízo aos motoristas. Entre janeiro e abril deste ano foram 113 acidentes, três a mais que no mesmo período do ano anterior, com 44 feridos, enquanto em 2011 foram 41. O número de mortos dobrou, passando de três para seis vítimas fatais.
Na avaliação do chefe da Delegacia Metropolitana da PRF, inspetor Anthony Nascimento, as condições precárias da estrada foram determinantes para as estatísticas. “É um número impensado se o asfalto estivesse em boas condições”, diz. As colisões acontecem quando os motoristas tentam desviar ou passam por cima de buracos e perdem o controle do veículo. A chuva é mais um fator que complica a situação e as operações tapa-buracos não conseguem vencer. A cada temporal novos buracos se abrem e os existentes aumentam de tamanho.
No entanto, as más condições da pista não isentam a responsabilidade dos motoristas. O inspetor da PRF ressalta que é preciso respeitar o limite de velocidade, especialmente no trecho com problemas no Contorno Sul. “É melhor evitar a alta velocidade no local, dirigir com segurança e saber que o condutor à frente pode estar desviando o buraco. Por isso, é preciso manter a distância segura”, orienta.
Menos acidentes
No Contorno Leste o número de acidentes diminuiu entre janeiro e abril em comparação ao mesmo período do ano passado, passando de 211 para 203. Porém, os números de feridos e mortos aumentaram. Foram registrados 78 feridos e quatro mortos neste ano, enquanto em 2011 foram 58 feridos e três vítimas fatais.