“Estamos apavorados com a situação da BR-163”. A frase do prefeito Claudiomiro Quadri, do município de Capitão Leônidas Marques, na região sudoeste do Paraná, expõe o estado de conservação da rodovia federal.
O trecho paranaense da estrada, entre as cidades de Barracão e Guaíra, está repleto de buracos. Os problemas na pista, aliados ao tráfego intenso, causam efeitos negativos na região.
“Os buracos prejudicam demais a nossa cidade. É um descaso com a nossa rodovia. A situação vem se agravando no último ano. Ninguém faz uma manutenção. Não cortam um pé de capim. Não é possível ficar mais nesta situação”, comenta Quadri.
De acordo com ele, na região de Capitão Leônidas Marques, passam entre 11 e 12 mil veículos por dia pela BR-163. O trânsito é intenso porque a rodovia faz a ligação de norte a sul do País.
Mas também é o caminho para ir a Cascavel, distante cerca de 60 quilômetros de Capitão Leônidas Marques e que se tornou cidade referência naquela região. Em Cascavel são acessados muitos serviços públicos e há núcleos de secretarias estaduais. Além disto, muitos moradores do Sudoeste do Paraná vão até Cascavel para trabalhar e estudar.
“Temos aqui uma outra rodovia, uma estadual, que agora está recebendo uma quantidade enorme de caminhões, que estão desviando da BR-163 justamente pelos buracos. Agora estamos com problemas nessa outra rodovia, que passa em um distrito do município. Estes veículos são pesados demais e as nossas estradas não estão preparadas”, avalia o prefeito. Quadri ainda lembra do risco elevado para acidentes no trecho da rodovia federal.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) é o responsável pela conservação da BR-163. Há cerca de um ano, a estrada estava sob domínio estadual e foi repassada novamente para o órgão federal.
De acordo com a assessoria de imprensa do Dnit no Paraná, a licitação para os serviços de manutenção na rodovia foi concluída e as obras já estão em andamento. Mas, como a defasagem é grande, segundo a assessoria de imprensa do órgão, vai levar um tempo maior para o usuário sentir as melhorias.
A licitação prevê a manutenção (conservação/recuperação) em um trecho de 71,5 quilômetros, entre os Kms 117,1 e 188,6, desde a divisa do Paraná com Santa Catarina até Guaíra, na ponte sobre o Rio Paraná, na divisa com Mato Grosso do Sul. Ainda haverá a pavimentação de um subtrecho, a PR-182, em Marmelândia. A previsão para a conclusão de todo o serviço licitado é de 720 dias.
O Dnit informou, por meio de seu site, que já está realizando no Paraná a manutenção no trecho entre Marmelândia e Cascavel (passando por Capitão Leônidas Marques).
As equipes contratadas também estão no trecho entre Marechal Cândido Rondon e Guaíra para serviços de restauração e adequação. Ao todo, serão contemplados quatro trechos da BR-163. Os outros dois, que ainda aguardam o início das obras, são entre Barracão e Marmelândia e entre Toledo e Marechal Cândido Rondon.