Os usuários da Unidade de Saúde 24 horas do Sítio Cercado, zona sul de Curitiba, estão alarmados. Recentemente eles descobriram que um pediatra, identificado apenas como Marco Antônio, estava atendendo na unidade de maneira irregular. Seu registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) era falso. Eles encaminharam denúncia ao vereador Tadeu Veneri (PT), que fez um pedido de esclarecimento junto à Prefeitura.
Veneri explicou que, segundo usuários e funcionários do posto de saúde, o pseudo médico chegou a efetuar cerca de 2 mil atendimentos. O vereador lembrou que os pacientes contaram erros incríveis do pediatra. “Eles tinham medo de se identificar, mas um me contou que no atendimento o médico indicou um remédio para verminose para a criança. Durante a noite a criança voltou e descobriram que o problema era apendicite”, contou o vereador, destacando que num outro erro do médico, uma criança chegou a ser internada na unidade de terapia intensiva (UTI).
O vereador explicou que o médico foi contratado pelo Hospital Evangélico, um dos hospitais que terceiriza o serviço nas unidades 24 horas da Prefeitura. Hoje, o falso pediatra já não está mais atendendo. “Fiz o pedido de esclarecimentos, pois é preciso ter mais critério na contratação de profissionais. O que está em jogo é algo muito importante”, salientou o vereador.
Prefeitura
Conforme a assessoria de comunicação da Prefeitura de Curitiba, o pseudo médico trabalhou no posto de saúde durante todo o mês de julho. Ele foi contratado pelo hospital. A assessoria informou que ao ser contratado, o pediatra apresentou o registro do CRM de São Paulo. Ficou acordado que ele teria trinta dias para transferi-lo para o Paraná, para só então ser contratado em definitivo. Quando o prazo espirou, o pediatra sumiu e não foi mais encontrado.
A Secretaria Municipal de Saúde foi informada que o Hospital Evangélico vai denunciar o falso médico ao Conselho Federal de Medicina.