Falsificar novo passaporte será quase impossível, segundo PF

Para dificultar falsificações, o passaporte brasileiro passará a ser emitido em formato diferenciado e dotado de novos itens de segurança a partir de maio. A mudança – estabelecida devido à crescente pressão internacional após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, nos EUA – resulta de um trabalho em conjunto desenvolvido pela Casa da Moeda, responsável pela confecção de passaportes; Ministério das Relações Exteriores; Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), e Polícia Federal, encarregada da expedição.

Segundo o chefe de comunicação da superintendência da Polícia Federal no Paraná, Altair Menosso da Costa, o novo passaporte vai seguir padrões internacionais estabelecidos pelo International Civil Aviation Organization (Icao), devendo ser azul-escuro (em atendimento ao Mercosul) e não mais verde, como o atual. Em uma segunda etapa, ainda sem data definida para ser colocada em prática, também deverão ser emitidos passaportes de cor vermelha (diplomático), marrom ("laissez-passer", para cidadãos de países que não mantêm relações diplomáticas com o Brasil), amarelo (para estrangeiros refugiados, sem nacionalidade ou asilados) e azul-celeste (de emergência).

"O novo documento terá um código de barras bidimensional, através do qual poderão ser obtidos dados completos da pessoa portadora. Em todos os aeroportos internacionais, portos marítimos e postos de controle de fronteiras terrestres serão instaladas máquinas leitoras, sendo que os passaportes serão checados no momento de saída e entrada no País. Com isso, as falsificações se tornarão praticamente impossíveis".

O novo modelo também terá validade de cinco anos. Qem tem o passaporte antigo pode continuar com ele até a data da expiração. Com o novo documento, o formulário só poderá ser preenchido via internet, nos terminais de auto-atendimento ou nos próprios guichês de atendimento da Polícia. As fotos impressas no documento passarão a ser feitas na hora, em formato digital. A assinatura dos titulares do documento também será colhida de forma digital.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo