Os transeuntes que passarem pela Rua XV de Novembro, ou Rua das Flores na manhã de hoje vão pisar em um calçada totalmente limpa. Ontem à noite, a Fundação do Asseio e Conservação do Paraná (Facop) colocou 200 homens na rua para fazer um mutirão de limpeza no cartão-postal de Curitiba. A faxina tinha previsão de 8 horas de duração e hoje, às 10h, a equipe de garis faz uma entrega simbólica do trabalho ao prefeito Beto Richa, na Boca Maldita.
Segundo Manasses de Oliveira, presidente da Facop, o trabalho dos garis é um modo de presentear o povo curitibano e também os turistas. ?O trabalho que é feito no dia-a-dia é na base da vassoura. Nós usamos muito detergente e água para fazer uma limpeza mais profunda. É o nosso presente de Natal à população?. Consciente, Oliveira garante que a água que será utilizada não é potável e será fornecida por caminhões-pipa da empresa Cavo, responsável pela limpeza da cidade. ?Quando planejamos a ação, em setembro, pensamos na questão do racionamento. A água que utilizaremos não é a da Sanepar, acreditamos que isso não causará problemas?, diz.
O objetivo do projeto de limpeza, batizado de Brilho nas Calçadas, é estimular as pessoas a deixarem a cidade mais limpa, sujando menos, e também chamar a atenção para o mercado do asseio, que é um dos que mais emprega mão-de-obra no Estado. Na ação da Rua das Flores, 12 empresas voluntárias participaram da limpeza, fornecendo a mão-de-obra e ajudando com o material de limpeza.