Moradores de São José dos Pinhais ainda vão ter que esperar para ver a linha do Ligeirão chegar ao Terminal Central da cidade. O projeto foi criado após as obras do PAC da Mobilidade incluírem o alargamento do viaduto sobre a linha férrea no final da Avenida Marechal Floriano Peixoto e a extensão da canaleta exclusiva para o transporte coletivo, já existente na Marechal, até o Terminal Central.

continua após a publicidade

Para a implantação da nova linha, é necessário a conclusão das obras do Corredor Marechal Floriano Peixoto e da Avenida das Américas. Apesar de a reforma da Marechal Floriano estar quase pronta, as intervenções em São José dos Pinhais, que são de responsabilidade da Coordenação da Região Metropolitana (Comec), ainda estão em andamento.

Ao lado do terminal, foi implantado um desvio de trânsito desde junho de 2013, porém falta avançar nas escavações para construção de trincheiras sob as ruas Claudino dos Santos e Joaquim Nabuco. Na Avenida das Américas ainda é preciso pavimentar e sinalizar o trecho que seria utilizado pelos demais veículos no sentido Curitiba.

No trecho sob responsabilidade da prefeitura de Curitiba há seis faixas – duas em cada lado, em ambos os sentidos, além das duas centrais, destinadas apenas ao transporte coletivo. Em função das obras e desvios, os ônibus estão dividindo espaço com os outros veículos desde o viaduto da Marechal até o Centro de São José dos Pinhais. Em frente ao Parque Náutico já é possível ver os espaços que abrigarão as estações-tubo.

continua após a publicidade

Implantação depende de estudo

Enquanto isso, quem mora em São José dos Pinhais e trabalha em Curitiba ainda depende da linha de Ligeirinho Barreirinha-São José ou precisa fazer algum tipo de baldeação no Terminal do Boqueirão. A diarista Marcelly de Oliveira Souza afirma desconhecer a existência da nova linha, mas diz que a ligação direta com a capital facilitaria a vida.

continua após a publicidade

“Hoje eu pego o ônibus no bairro Afonso Pena e vou até o Terminal Central. De lá vou pra o Terminal do Boqueirão para pegar o Ligeirão no sentido Centro. Se conseguisse pegar esse Ligeirão já em São José, ganharia pelo menos 40 minutos”, diz.

O auxiliar administrativo José Pedro Silva também não sabia da chegada do Ligeirão a São José dos Pinhais. “Nunca tinha ouvido falar, mas tomara que façam funcionar rápido. Se isso acontecer, vai desafogar os terminais Central, aqui em São José, e do Boqueirão”, ressalta.

Enrolado

A Secretaria de Urbanismo de São José dos Pinhais informou que o projeto do Ligeirão está atrasado, já que as obras prioritárias são a conclusão dos corredores Avenida das Torres e Avenida das Américas.

Segundo a assessoria de imprensa do governo do estado, a nova linha está entre as que serão licitadas após a conclusão do estudo de origem e destino que está sendo elaborado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A previsão é que o estudo seja concluído em julho.